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- Ambientes inovadores de aprendizagem: garimpando matética no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Serrão, Tânia Patrícia Freitas; Correia, Fernando Luís de SousaNos últimos anos, os decisores políticos da Região Autónoma da Madeira têm feito um grande investimento na criação de salas do futuro. Também conhecidas como ambientes inovadores de aprendizagem, estes espaços estão dotados de um conjunto de tecnologias que convidam à mudança das práticas pedagógicas. Este estudo pretende perceber se num desses ambientes localizado na EB1/PE Ribeiro Domingos Dias, inaugurado em setembro de 2018, no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular, é dada primazia à matética, a arte de aprender. Para descrever a cultura deste espaço escolheu-se como metodologia a abordagem etnográfica assente na observação participante e nas entrevistas etnográficas. O objeto de estudo foi uma turma do 1.º ciclo, a frequentar o 2.º ano de escolaridade. As principais conclusões deste estudo revelam que neste ambiente ainda é muito forte a presença do paradigma fabril e a pressão exercida pelo currículo e pelo invariante cultural uma realidade inequívoca. Contudo, deste garimpo resultaram algumas pepitas, pequenas bolhas de oxigénio que, se bem cuidadas, poderão fazer florescer a escola que se deseja para o século XXI.
- Aprendizagens e identidades no PROEJA do IFMA/Campus São Luís - Maracanã: um olhar etnográficoPublication . Moreno, Sandra Antonielle Garcês; Pereira, Maria Gorete Gonçalves Rocha; Souza, Jandira PereiraEste estudo pretendeu compreender a cultura da Turma 211 do Curso de Cozinha/PROEJA do IFMA, para identificar se, na materialização da proposta do programa, há inovação pedagógica. Através da investigação dos padrões culturais da turma e evidenciando as representações dos sujeitos envolvidos no processo, buscou conhecer as contribuições do programa para a vida pessoal e profissional dos educandos. Analisou as práticas pedagógicas, situando-as em termos de inovação ou contínuo de práticas tradicionais, enfatizando o papel das identidades culturais dos educandos no processo educativo. Pela natureza do estudo, trata-se de abordagem metodológica de natureza qualitativa, de perspectiva etnográfica. Desenvolveu-se através da imersão da investigadora no cotidiano da cultura estudada, utilizando várias formas de recolhimento de dados, como, por exemplo, a observação participante e a entrevista, que permitiram uma aproximação das realidades vivenciadas pelos sujeitos e suas representações, que se tornaram importantes registros para o diário de campo, outro importante instrumento de pesquisa utilizado. A investigação permitiu a compreensão de que o PROEJA é para aqueles sujeitos, professores e educandos, um valioso meio para garantir a escolaridade básica para milhares de jovens e adultos, que por diferentes motivos tiveram os estudos interrompidos, bem como permite a tão almejada inserção no mundo do trabalho, por ser integrada à formação profissional. A execução do Programa, com base em suas concepções e princípios, entre as quais se destaca a valorização e envolvimento das experiências pessoais, educacionais e profissionais que constituem as identidades do público da EJA, permitiu o estabelecimento de novos contextos de aprendizagem para a Turma, a nível micro, rompendo com princípios e práticas do paradigma fabril que se estabeleceu nas instituições escolares, porém, na escola a consolidação da inovação pedagógica ainda é um desafio.
- A relação da comunicação parento-filial e do uso problemático de internet no desempenho académico no Ensino SuperiorPublication . Almada, Lisandra Carina Duarte; Portugal, Alda Patrícia MarquesA adultez emergente é um estádio de desenvolvimento individual e familiar, com características e tarefas normativas específicas, entre as quais a transformação da relação paisfilhos. É também um estádio onde o desempenho académico continua a ser amplamente valorizado (com um crescente acesso dos jovens ao ensino superior), tendo de ser gerido com o uso massificado das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC). Desta forma o presente estudo propôs-se a descrever e analisar a relação entre a utilização das TIC, a comunicação parento-filial e o desempenho académico numa amostra de estudantes do ensino superior. A investigação adotou uma abordagem quantitativa transversal, do tipo comparativo e correlacional. A amostra foi constituída por 201 estudantes do ensino superior, com idades entre os 18 e os 29 anos. Os instrumentos de avalização utilizados foram o Questionário Sociodemográfico, o Questionário de Caracterização do Contexto Académico e da Utilização das TIC, a Escala do Uso Generalizado Problemático da Internet 2 e Escala de Avaliação da Comunicação Parento-Filial - Adultos Emergentes. Os resultados sugerem que jovens com uso problemático de internet para fins não académicos tendem a referir pior comunicação com os seus pais, especialmente com o pai. Verifica-se, também, uma relação positiva entre o uso excessivo de internet e a perceção de mau desempenho académico. Estes resultados serão úteis não só a profissionais que trabalham com adultos emergentes, como também aos próprios jovens, alertando para as consequências nefastas, em termos relacionais como também académicos, do uso problemático de internet.