Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A relação da comunicação parento-filial e do uso problemático de internet no desempenho académico no Ensino Superior

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Lisandra Almada Dissertação.pdf656.19 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A adultez emergente é um estádio de desenvolvimento individual e familiar, com características e tarefas normativas específicas, entre as quais a transformação da relação paisfilhos. É também um estádio onde o desempenho académico continua a ser amplamente valorizado (com um crescente acesso dos jovens ao ensino superior), tendo de ser gerido com o uso massificado das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC). Desta forma o presente estudo propôs-se a descrever e analisar a relação entre a utilização das TIC, a comunicação parento-filial e o desempenho académico numa amostra de estudantes do ensino superior. A investigação adotou uma abordagem quantitativa transversal, do tipo comparativo e correlacional. A amostra foi constituída por 201 estudantes do ensino superior, com idades entre os 18 e os 29 anos. Os instrumentos de avalização utilizados foram o Questionário Sociodemográfico, o Questionário de Caracterização do Contexto Académico e da Utilização das TIC, a Escala do Uso Generalizado Problemático da Internet 2 e Escala de Avaliação da Comunicação Parento-Filial - Adultos Emergentes. Os resultados sugerem que jovens com uso problemático de internet para fins não académicos tendem a referir pior comunicação com os seus pais, especialmente com o pai. Verifica-se, também, uma relação positiva entre o uso excessivo de internet e a perceção de mau desempenho académico. Estes resultados serão úteis não só a profissionais que trabalham com adultos emergentes, como também aos próprios jovens, alertando para as consequências nefastas, em termos relacionais como também académicos, do uso problemático de internet.
Emerging adulthood is a stage of individual and family development, with specific normative characteristics and tasks, including the transformation of the parent-child relationship. It is also a stadium where academic performance continues to be widely valued (with increasing access by young people to higher education), having to be managed with the widespread use of Information and Communication Technologies (ICT). Thus, the present study aimed to describe and analyze the relationship between the use of ICT, parent-child communication, and academic performance in a sample of higher education students. The investigation adopted a transversal quantitative approach, comparative and correlational. The sample consisted of 201 higher education students, aged between 18 and 29 years. The assessment instruments used were the Sociodemographic Questionnaire, the Questionnaire for the Characterization of the Academic Context and the Use of ICT, the Scale for the Generalized Problematic Use of the Internet 2 and the Scale for Evaluation of Parent-Child Emerging Adult´s Communication. The results suggest that young people with problematic use of the internet for non-academic purposes tend to report worse communication with their parents, especially with their father. There is also a positive relationship between the excessive use of the internet and the perception of poor academic performance. These results will be useful not only for professionals working with emerging adults, but also for young people themselves, warning about the harmful consequences, in relational as well as academic terms, of the problematic use of the internet.

Description

Keywords

Adultos emergentes Tecnologias de informação e de comunicação Comunicação parento-filial Desempenho académico Uso problemático de internet Ensino Superior Emerging adults Information and communication technologies Parentchild communication Academic performance Problematic use of the internet Higher Education Psicologia da Educação . Faculdade de Artes e Humanidades

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License