Browsing by Author "Brito, Ricardo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Paradigmas da avaliação no ensino secundário: ao serviço da excelência ou da aprendizagem?Publication . Fernandes, Lúcio; Brito, Ricardo; Rodrigues, Deodato; Alves, RicardoA avaliação é normalmente tida como um instrumento de medida que cria desigualdades no mundo escolar, esta foi sempre controversa e é difícil chegar a um consenso sobre qual a melhor forma de avaliar e quais os níveis de exigência a ter em consideração. Procuramos abordar a avaliação na Educação Física (EF) no Ensino Secundário como meio de aprendizagem, analisar o papel do professor “avaliador” como agente de ensino e equacionar a avaliação enquanto um meio (processo) e um fim (produto). Com o propósito de conhecermos a ação predominante dos professores no processo de avaliação dos alunos, realizamos um questionário a 50 professores de 5 escolas da Região Autónoma da Madeira. Verificámos a existência de alguma incongruência entre a forma como os professores referem avaliar e a classificação atribuída às aprendizagens dos alunos.