Browsing by Author "Brito, Sandra Cristina Sousa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime MonizPublication . Brito, Sandra Cristina Sousa; Lopes, Hélder Manuel Arsénio; Correia, Ana Luísa Rodrigues Figueira de SousaEste documento surge no âmbito do processo de estágio pedagógico, realizado na Escola Secundária Jaime Moniz, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Este relatório de estágio visa apresentar e refletir acerca de todas as atividades realizadas ao longo do estágio pedagógico, centrando-se, sobretudo, nas principais dificuldades sentidas, nas estratégias adotadas para as superarmos e nas competências adquiridas ao longo do mesmo. O estágio pedagógico englobou um conjunto de atividades que nos permitiram refletir acerca do papel do professor, no sentido em que este não se esgota na função docente. Estas atividades de caráter curricular, de complemento curricular e de natureza científico-pedagógica constituíram uma mais-valia para tornar a nossa formação mais transversal. Este relatório está dividido em capítulos, nos quais analisamos e refletimos as atividades realizadas ao longo de todo o processo de estágio pedagógico. Numa fase inicial refletimos acerca das nossas motivações e expetativas relativamente a este processo. Seguidamente, e atendendo às linhas programáticas do estágio pedagógico, procurámos analisar e refletir acerca da prática letiva, das experiências que nos marcaram mais ao longo deste processo, da atividade de intervenção na comunidade escolar, das atividades de integração no meio e sobre as atividades de natureza cientifico-pedagógica. Com o decorrer do processo de estágio conseguimos compreender que as capacidades e competências que um professor são ganhas e trabalhadas ao longo de todo o seu percurso docente. É essencial um professor seja capaz de analisar e refletir acerca da sua intervenção didático-pedagógica no sentido de procurar aumentar a eficácia do processo de ensinoaprendizagem.