Browsing by Issue Date, starting with "2016-12-12"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Relatório do estágio pedagógico na Escola Secundária de Francisco FrancoPublication . Melim, Inês Délia; Lopes, Helder Manuel Arsénio; Simões, Joana Catarina MarquesEste relatório tem como objetivo refletir sobre todas as atividades que foram concretizadas durante o estágio pedagógico, realizado ao longo do ano letivo de 2014/2015, cuja escola escolhida para tal foi a Escola Secundária de Francisco Franco. O estágio pedagógico é composto por diversas componentes. A prática letiva foi a componente mais extensa do estágio, pois era necessário gerir as tarefas docentes implicando grande gestão de todo o processo ensino-aprendizagem. A assistência às aulas foi uma mais-valia, enquanto professores, pois através desta adquirimos competências enquanto observadores para, posteriormente, serem confrontadas com outras estratégias e modelos de ensino adotados para as aulas a lecionar. Existem outras componentes curriculares a considerar, tais como a caraterização de turma e o estudo caso. Para além das componentes curriculares também tivemos complementos curriculares, tais como a ação de intervenção na comunidade escolar, a atividade de extensão curricular e ainda as atividades de natureza cientifico-pedagógica. Este relatório é composto por 10 capítulos, onde procuramos refletir de forma crítica todas as componentes anunciadas anteriormente. Com este relatório, pretende-se mostrar todo o trabalho realizado ao longo do ano letivo, enquadrando e analisando cada componente desenvolvida, justificando todas as atividades desenvolvidas visando sempre melhores resultados.
- Prática pedagógica e o uso das TIC no ensino superior privado: a existência de inovação pedagógica ou nãoPublication . Machado, Elenise Tenório de Medeiros; Brazão, José Paulo Gomes; Miessa, Erasmo RuizEste estudo tem como objetivo compreender e descrever como as práticas pedagógicas acontecem no 1º semestre do Curso de Sistemas de Informação na Instituição de Ensino Superior (IES), especificamente na disciplina de Algoritmos e Programação. Para tanto, foram analisados documentos, conceitos, métodos e, principalmente, as observações referentes à dinâmica da sala de aula no campo acadêmico. Desse modo, o uso da tecnologia, no contexto pedagógico, faz-se presente e necessário, visto que, na antiguidade, até o início do século XIX, predominou na prática pedagógica uma aprendizagem do tipo tradicionalista. Nesta investigação, utilizou-se uma metodologia etnográfica, a fim de se perceber como o professor do Curso de Sistemas de Informação quebram os paradigmas do ensino tradicional, organizam o ambiente educativo de forma a promover com os alunos práticas pedagógicas inovadoras, contribuindo para um aprendizado autónomo daqueles. Os resultados dessa pesquisa indicam que mesmo desenvolvendo tudo com muito valor, de forma a dar espaço para o aluno desenvolver-se e ser autônomo, o professor continua sendo o protagonista e os alunos por si só mero receptores. Ou seja, a prática pedagógica do professor não se caracteriza como uma prática de Inovação Pedagógica.
- Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da SilvaPublication . Sousa, Diogo Ângelo Ferreira; Alves, José Ricardo Velosa Barreto Ferreira; Nóbrega, José AdéritoO documento que aqui se apresenta emerge de um processo de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva (EBSAAS), inserido no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira. No decorrer deste estágio pedagógico foram realizadas diversas atividades, onde a ilustração do desenvolvimento e atuação de um professor estagiário na disciplina de Educação Física, nessas mesmas atividades, foi finalidade central deste relatório de estágio. Este documento, muito mais do que meio de ilustração e relato de uma atuação no contexto escolar, tem como objetivo primordial demostrar um conjunto de reflexões e análises realizadas, pelo aluno/docente em questão, com o propósito de avaliar as maiores aprendizagens verificadas pelo mesmo, no decorrer de um processo trabalhoso, que é o estágio pedagógico. No decorrer do processo foram desempenhadas funções que vão além da orientação e gestão de um conjunto de tarefas adjacentes à lecionação de diversas aulas, no contexto de uma turma. Este caráter multifacetado e complexo do estágio solicitou uma grande variedade de comportamentos ao professor estagiário, que resultou na construção e edificação de um processo formativo muito mais fortificado e solidificado. Este processo de formação foi caraterizado pela capacidade de implementação e controlo de uma metodologia eficaz e flexível, possibilitadora de uma enorme capacidade de adaptação a situações futuras, tendo sido visto como um meio para provocar transformações. A estrutura organizativa complexa que a escola apresenta leva à necessidade do professor estagiário vivenciar diversas experiências e situações. O conjunto variado de atividades proporcionadas, por este processo de formação inicial, foram peça fundamental na preparação do docente em causa, na tentativa de diminuir o choque inicial causado pela inserção na docência. O estágio Pedagógico, que aqui se apresenta, levou a que se concluísse que as ferramentas que um professor de Educação Física adquire, na procura de aulas eficazes, não são todas adquiridas nos anos antecedentes à atividade docente. Nesta ordem de ideias as competências de um professor são espelho da capacidade que este desenvolve no ato de “mexer com a prática”, onde, com o recurso ao laboratório das aulas, cria e modifica as aprendizagens adquiridas progressivamente. Com isto, o estágio pedagógico foi um meio requintado de transformação do Homem (professor estagiário), que possibilitou a compreensão do fenómeno, assim como do desenvolvimento da capacidade de atuar e manipular as variáveis do contexto escolar.
- Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime MonizPublication . Brito, Sandra Cristina Sousa; Lopes, Hélder Manuel Arsénio; Correia, Ana Luísa Rodrigues Figueira de SousaEste documento surge no âmbito do processo de estágio pedagógico, realizado na Escola Secundária Jaime Moniz, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Este relatório de estágio visa apresentar e refletir acerca de todas as atividades realizadas ao longo do estágio pedagógico, centrando-se, sobretudo, nas principais dificuldades sentidas, nas estratégias adotadas para as superarmos e nas competências adquiridas ao longo do mesmo. O estágio pedagógico englobou um conjunto de atividades que nos permitiram refletir acerca do papel do professor, no sentido em que este não se esgota na função docente. Estas atividades de caráter curricular, de complemento curricular e de natureza científico-pedagógica constituíram uma mais-valia para tornar a nossa formação mais transversal. Este relatório está dividido em capítulos, nos quais analisamos e refletimos as atividades realizadas ao longo de todo o processo de estágio pedagógico. Numa fase inicial refletimos acerca das nossas motivações e expetativas relativamente a este processo. Seguidamente, e atendendo às linhas programáticas do estágio pedagógico, procurámos analisar e refletir acerca da prática letiva, das experiências que nos marcaram mais ao longo deste processo, da atividade de intervenção na comunidade escolar, das atividades de integração no meio e sobre as atividades de natureza cientifico-pedagógica. Com o decorrer do processo de estágio conseguimos compreender que as capacidades e competências que um professor são ganhas e trabalhadas ao longo de todo o seu percurso docente. É essencial um professor seja capaz de analisar e refletir acerca da sua intervenção didático-pedagógica no sentido de procurar aumentar a eficácia do processo de ensinoaprendizagem.