Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MestradoSandraBrito.pdf3.05 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este documento surge no âmbito do processo de estágio pedagógico, realizado na Escola Secundária Jaime Moniz, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Este relatório de estágio visa apresentar e refletir acerca de todas as atividades realizadas ao longo do estágio pedagógico, centrando-se, sobretudo, nas principais dificuldades sentidas, nas estratégias adotadas para as superarmos e nas competências adquiridas ao longo do mesmo. O estágio pedagógico englobou um conjunto de atividades que nos permitiram refletir acerca do papel do professor, no sentido em que este não se esgota na função docente. Estas atividades de caráter curricular, de complemento curricular e de natureza científico-pedagógica constituíram uma mais-valia para tornar a nossa formação mais transversal. Este relatório está dividido em capítulos, nos quais analisamos e refletimos as atividades realizadas ao longo de todo o processo de estágio pedagógico. Numa fase inicial refletimos acerca das nossas motivações e expetativas relativamente a este processo. Seguidamente, e atendendo às linhas programáticas do estágio pedagógico, procurámos analisar e refletir acerca da prática letiva, das experiências que nos marcaram mais ao longo deste processo, da atividade de intervenção na comunidade escolar, das atividades de integração no meio e sobre as atividades de natureza cientifico-pedagógica. Com o decorrer do processo de estágio conseguimos compreender que as capacidades e competências que um professor são ganhas e trabalhadas ao longo de todo o seu percurso docente. É essencial um professor seja capaz de analisar e refletir acerca da sua intervenção didático-pedagógica no sentido de procurar aumentar a eficácia do processo de ensinoaprendizagem.
This document appears at the ambit of the teaching practice process, held in the Escola Secundária Jaime Moniz, in the Master of Physical Education Teaching in Primary and Secondary Education. This internship report aims to present and reflect about all the activities carried out during the teaching practice, focusing especially on the main difficulties that we felt, the strategies adopted to overcome and skills acquired over the same. The teaching practice encompassed a set of activities that allowed us to reflect on the teacher's role, in the sense that that role is not limited to teaching function. These character curricular activities, extra-curricular and scientific-pedagogical nature constituted an asset to make our training. This report is divided into chapters, where we analyze and reflect about the activities performed throughout the teaching practice process. In an initial phase we reflect about our motivations and expectations with respect to this process. Then, and in view of the programmatic lines of the teaching practice, we tried to analyze and reflect on the teaching practice, the experiences which marked the most our processo of teaching practice, the intervention activity in the school community, the integration activities in the middle and on the activities of scientific and educational nature. In the course of stage process we understood that the skills and competencies that a teacher are won and worked throughout his teaching career. A teacher should be able to analyze and reflect about their didactic and pedagogical intervention to seek to increase the effectiveness of the teaching-learning process.

Description

Keywords

Educação física Escola Estágio pedagógico Processo de formação Professores Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License