Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Prática pedagógica e o uso das TIC no ensino superior privado: a existência de inovação pedagógica ou não

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MestradoEleniseMachado.pdf2.6 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este estudo tem como objetivo compreender e descrever como as práticas pedagógicas acontecem no 1º semestre do Curso de Sistemas de Informação na Instituição de Ensino Superior (IES), especificamente na disciplina de Algoritmos e Programação. Para tanto, foram analisados documentos, conceitos, métodos e, principalmente, as observações referentes à dinâmica da sala de aula no campo acadêmico. Desse modo, o uso da tecnologia, no contexto pedagógico, faz-se presente e necessário, visto que, na antiguidade, até o início do século XIX, predominou na prática pedagógica uma aprendizagem do tipo tradicionalista. Nesta investigação, utilizou-se uma metodologia etnográfica, a fim de se perceber como o professor do Curso de Sistemas de Informação quebram os paradigmas do ensino tradicional, organizam o ambiente educativo de forma a promover com os alunos práticas pedagógicas inovadoras, contribuindo para um aprendizado autónomo daqueles. Os resultados dessa pesquisa indicam que mesmo desenvolvendo tudo com muito valor, de forma a dar espaço para o aluno desenvolver-se e ser autônomo, o professor continua sendo o protagonista e os alunos por si só mero receptores. Ou seja, a prática pedagógica do professor não se caracteriza como uma prática de Inovação Pedagógica.
This study aims to understand and describe how the pedagogical practices happen in the 1st semester course in Information Systems in Higher Education Institution (HEI), specifically in the course Algorithms and Programming, therefore, documents, concepts, methods, and especially the comments, and then the possible understanding of the dynamics of the classroom in the academic field were analyzed. Thus, the use of technology in pedagogical context is present and necessary, since in antiquity until the early nineteenth century predominated in pedagogical practice learning the traditionalist type. In this investigation, we used an ethnographic methodology in order to understand how the teachers of the Course of Information Systems break the paradigms of traditional teaching, organize the educational environment in order to promote innovative teaching practices with students, contributing to their autonomous learning. The results of this research indicate that even developing it with a lot of value in order to make room for the student to develop and to be autonomous, the teacher remains the protagonist and the students themselves mere receivers. That is, the teacher's pedagogic practice is not characterized as a practice of Educational Innovation.

Description

Keywords

Ensino Superior Práticas pedagógicas Paradigmas educacionais Inovação pedagógica Higher education Pedagogical practices Educational paradigms Pedagogical innovation Ciências da Educação - Inovação Pedagógica . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License