Repository logo
 
Publication

Prática pedagógica e o uso das TIC no ensino superior privado: a existência de inovação pedagógica ou não

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBrazão, José Paulo Gomes
dc.contributor.advisorMiessa, Erasmo Ruiz
dc.contributor.authorMachado, Elenise Tenório de Medeiros
dc.date.accessioned2019-07-08T09:08:25Z
dc.date.available2019-07-08T09:08:25Z
dc.date.issued2016-12-12
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo compreender e descrever como as práticas pedagógicas acontecem no 1º semestre do Curso de Sistemas de Informação na Instituição de Ensino Superior (IES), especificamente na disciplina de Algoritmos e Programação. Para tanto, foram analisados documentos, conceitos, métodos e, principalmente, as observações referentes à dinâmica da sala de aula no campo acadêmico. Desse modo, o uso da tecnologia, no contexto pedagógico, faz-se presente e necessário, visto que, na antiguidade, até o início do século XIX, predominou na prática pedagógica uma aprendizagem do tipo tradicionalista. Nesta investigação, utilizou-se uma metodologia etnográfica, a fim de se perceber como o professor do Curso de Sistemas de Informação quebram os paradigmas do ensino tradicional, organizam o ambiente educativo de forma a promover com os alunos práticas pedagógicas inovadoras, contribuindo para um aprendizado autónomo daqueles. Os resultados dessa pesquisa indicam que mesmo desenvolvendo tudo com muito valor, de forma a dar espaço para o aluno desenvolver-se e ser autônomo, o professor continua sendo o protagonista e os alunos por si só mero receptores. Ou seja, a prática pedagógica do professor não se caracteriza como uma prática de Inovação Pedagógica.pt_PT
dc.description.abstractThis study aims to understand and describe how the pedagogical practices happen in the 1st semester course in Information Systems in Higher Education Institution (HEI), specifically in the course Algorithms and Programming, therefore, documents, concepts, methods, and especially the comments, and then the possible understanding of the dynamics of the classroom in the academic field were analyzed. Thus, the use of technology in pedagogical context is present and necessary, since in antiquity until the early nineteenth century predominated in pedagogical practice learning the traditionalist type. In this investigation, we used an ethnographic methodology in order to understand how the teachers of the Course of Information Systems break the paradigms of traditional teaching, organize the educational environment in order to promote innovative teaching practices with students, contributing to their autonomous learning. The results of this research indicate that even developing it with a lot of value in order to make room for the student to develop and to be autonomous, the teacher remains the protagonist and the students themselves mere receivers. That is, the teacher's pedagogic practice is not characterized as a practice of Educational Innovation.pt_PT
dc.identifier.tid202259706pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2456
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino Superiorpt_PT
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_PT
dc.subjectParadigmas educacionaispt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.subjectPedagogical practicespt_PT
dc.subjectEducational paradigmspt_PT
dc.subjectPedagogical innovationpt_PT
dc.subjectCiências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titlePrática pedagógica e o uso das TIC no ensino superior privado: a existência de inovação pedagógica ou nãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação apresentada ao Conselho Científico do Centro de Competência de Ciências Sociais da Universidade da Madeira, como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoEleniseMachado.pdf
Size:
2.6 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: