Browsing by Author "Caldeira, Henrique Edgar Rodrigues"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Trajetórias e Aprendizagens: relatório de estágio pedagógico no contexto da educação físicaPublication . Caldeira, Henrique Edgar Rodrigues; Gouveia, Élvio Rúbio QuintalSendo considerado um documento agregador da experiência, do desenvolvimento de competências e ainda um guia para o futuro profissional do professor, o relatório de Estágio Pedagógico é deveras um elemento fundamental à conclusão do curso de Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Complementarmente, de acordo com o Regulamento de Proteção de Dados, serão desenvolvidas e explanadas as atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo sem expor a identidade de qualquer instituição, grupo ou indivíduo. Ao nível dos principais tópicos do relatório, destacam-se essencialmente cinco. Assim, destaca-se a Prática Letiva, as Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar, as Atividades de Integração no Meio, as Atividades de natureza Científico-Pedagógica (Individual e Coletiva) e as Considerações Finais como um elemento que congrega todas as seções anteriores. Em termos da Prática Letiva, houve o intuito de enquadrar as necessidades dos alunos perante o planeamento para o ano letivo, valorizando também a componente da arbitragem e do papel do árbitro, por se tratar de um dos motes para o próprio núcleo de estágio. As Atividades de Intervenção no Meio Escolar procuraram incidir diretamente nas necessidades dos alunos, neste caso o bullying e cyberbullying. Além do mais, em termos da Integração no Meio e da componente Científico-Pedagógica foi destacado em primeiro plano o potencial da arbitragem e do desempenho do papel do árbitro enquanto ferramenta para o desenvolvimento de capacidades dos alunos. O estágio foi alicerçado na aprendizagem prática, desenvolvendo competências essenciais para uma prática docente sólida e eficaz. A análise, reflexão, colaboração e inovação moldaram uma experiência rica, enriquecendo a compreensão da instituição escolar. Integrando saberes científicos, metodológicos e pedagógico-didáticos, o estágio foi, mais que uma etapa formativa, a construção de uma base sólida para uma carreira docente comprometida com a excelência e centrada no aluno.
