Browsing by Author "Carvalho, Sandra"
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- As implicações da vinculação no processo educativo: revisão sistemática da literaturaPublication . Pereira, Dora; Castro, Rosa; Carvalho, SandraA qualidade da relação estabelecida entre professor e aluno durante o processo de ensino-aprendizagem é reconhecida como um dos principais fatores de maior impacto no rendimento académico dos alunos, a que se junta a influência das relações com os pais/cuidadores ou com os pares. Torna-se pois evidente que a investigação do processo educativo deve conter uma dimensão relacional. A teoria da vinculação tem sido estudada e aplicada em contexto educativo a nível internacional, mas em Portugal são pouco frequentes as referências ao estudo desta relação. Pretendeu-se pois efetuar uma revisão da literatura produzida em Portugal sobre a relação entre a vinculação e o processo educativo com o objetivo de conhecer como tem sido investigada e quais foram os principais resultados dos estudos realizados. Foi selecionado um conjunto de vinte referências cuja análise permite concluir que a exploração desta temática em Portugal está ainda numa fase inicial, em que predominam os estudos descritivos e correlacionais e ainda não são desenvolvidos trabalhos de natureza experimental. São abordadas três conjuntos principais de questões de investigação: relativas à qualidade da representações da vinculação desenvolvidas por diferentes atores do processo educativo, ou por sujeitos com características específicas (associadas ao contexto educativo), e à relação de tais representações com variáveis relacionadas com o processo educativo. Os resultados alcançados corroboram a pertinência da compreensão da relação entre os processos educativos e de vinculação para a intervenção psicológica e apontam direções para a investigação futura.
- Relações de amizade e autoconceito na adolescência: um estudo exploratório em contexto escolarPublication . Carvalho, Renato Gomes; Fernandes, Eduardo; Câmara, Joana; Gonçalves, José Alberto; Rosário, João; Freitas, Sandra; Carvalho, SandraNo presente estudo, analisou-se a relação entre a qualidade das relações de amizade e as autoperceções dos adolescentes, expressas no seu autoconceito. A amostra foi constituída por 65 estudantes portugueses, com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos (M = 14). Os instrumentos foram o Questionário de Qualidade da Amizade e a versão portuguesa do Perfil de Autoperceção da Escala de Autoconceito para Adolescentes. Através de análises correlacionais, verificou-se uma relação entre a qualidade das relações de amizade e o autoconceito, sendo a dimensão companheirismo e recreação preditora do autoconceito global. Verificou-se, ainda, a ausência de um efeito de gênero na qualidade reportada das relações de amizade. Pelo contrário, ocorreu um efeito moderado do gênero no autoconceito, nomeadamente nas dimensões competência escolar, competência atlética, aparência física e autoestima, com o gênero masculino apresentando resultados médios superiores. Os resultados foram discutidos tendo em conta a importância das relações sociais para o desenvolvimento na adolescência.