Browsing by Author "Correia, Pedro António Abreu"
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- Avaliação do desempenho de um carro elétrico com máquina DC e máquina ACPublication . Correia, Pedro António Abreu; Barros, João Dionísio SimõesOs veículos elétricos são cada vez mais vistos como uma das soluções para combater a crescente emissão de gases poluentes por parte dos veículos movidos por um motor de combustão interna. Estes caracterizam-se por uma emissão de gases poluentes nula e por um rendimento muito mais elevado podendo chegar aos 90%. Uma das grandes desvantagens dos veículos elétricos é o armazenamento de energia, pois as baterias utilizadas apresentam uma densidade de energia muito menor, relativamente ao combustível utilizado nos veículos de motor a combustão, contudo tem-se feito grandes progressos nessa área. Neste projeto desenvolveu-se um conversor capaz de controlar motores DC e AC. Este foi também criado a pensar no envio de energia das baterias para a rede elétrica e vice-versa, contribuindo assim para uma melhor gestão da rede. Também se pode utilizar juntamente com painéis solares, para armazenar a sua energia nas baterias, ou como inversor solar enviando diretamente para a rede. O controlo dos motores foi executado em malha fechada regulando o binário, através da corrente, ou a velocidade. Para o motor de corrente contínua a topologia usada foi a ponte H, permitindo assim o controlo do motor nos dois sentidos, bem como aplicar travão regenerativo. Para o motor de corrente alternada, utilizou-se um motor síncrono de ímanes permanentes, utilizando para o seu controlo o conversor como inversor trifásico. Fez-se uma análise teórica, criando modelos do conversor, sendo depois feita simulação do seu funcionamento através da ferramenta de simulação MATLAB/Simulink. Verificou-se que o conversor contruído permitia controlar a corrente e velocidade em ambos os motores usados. Utilizou-se um kart para comparar o desempenho dos dois motores, bem como o seu controlo, em testes de aceleração, velocidade e eficiência.