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- Expectativa profissional após a idade da reformaPublication . Fernandes, José de Sousa Soares; Beja, Maria João Gouveia PereiraCom o envelhecimento da população e o aumento da percentagem de indivíduos idosos, observou-se maior interesse em compreender como se posicionam estes indivíduos face à sociedade atual. No contexto do desenvolvimento psicológico, verifica-se um aumento de estudos com objetivos tais como descrever os idosos, seus desempenhos, suas capacidades e processos necessários para se manterem ativos socialmente. Este estudo qualitativo tem como objetivo contribuir para a caracterização e compreensão dos sujeitos adultos que pretendem permanecer a trabalhar após a idade da reforma. A amostra é composta por 17 indivíduos (9 do sexo masculino e 8 do sexo feminino), com idades compreendidas entre os 45 e os 60 anos, de diversos estatutos socioeconómicos e que se encontram a trabalhar. A recolha dos dados foi efetuada através da discussão gerada em três focus group de modo a compreender a decisão de trabalhar após a idade da reforma. Os resultados sugerem que este grupo de indivíduos, na generalidade, demonstram autoconfiança, autodeterminação, autonomia, persistência e eficácia perante as adversidades, gostam de trabalhar, têm objetivos, propósito de vida, demonstram atitude mental positiva e sentimento de bem-estar e felicidades perante a vida. Em síntese, emerge uma “nova população” que rompe com os “dogmas sociais” sobre o envelhecimento, na etapa final da vida.
- Avaliação do desempenho de um carro elétrico com máquina DC e máquina ACPublication . Correia, Pedro António Abreu; Barros, João Dionísio SimõesOs veículos elétricos são cada vez mais vistos como uma das soluções para combater a crescente emissão de gases poluentes por parte dos veículos movidos por um motor de combustão interna. Estes caracterizam-se por uma emissão de gases poluentes nula e por um rendimento muito mais elevado podendo chegar aos 90%. Uma das grandes desvantagens dos veículos elétricos é o armazenamento de energia, pois as baterias utilizadas apresentam uma densidade de energia muito menor, relativamente ao combustível utilizado nos veículos de motor a combustão, contudo tem-se feito grandes progressos nessa área. Neste projeto desenvolveu-se um conversor capaz de controlar motores DC e AC. Este foi também criado a pensar no envio de energia das baterias para a rede elétrica e vice-versa, contribuindo assim para uma melhor gestão da rede. Também se pode utilizar juntamente com painéis solares, para armazenar a sua energia nas baterias, ou como inversor solar enviando diretamente para a rede. O controlo dos motores foi executado em malha fechada regulando o binário, através da corrente, ou a velocidade. Para o motor de corrente contínua a topologia usada foi a ponte H, permitindo assim o controlo do motor nos dois sentidos, bem como aplicar travão regenerativo. Para o motor de corrente alternada, utilizou-se um motor síncrono de ímanes permanentes, utilizando para o seu controlo o conversor como inversor trifásico. Fez-se uma análise teórica, criando modelos do conversor, sendo depois feita simulação do seu funcionamento através da ferramenta de simulação MATLAB/Simulink. Verificou-se que o conversor contruído permitia controlar a corrente e velocidade em ambos os motores usados. Utilizou-se um kart para comparar o desempenho dos dois motores, bem como o seu controlo, em testes de aceleração, velocidade e eficiência.