Browsing by Author "Fraga, Nuno Miguel da Silva"
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- A dimensão europeia da educação: (des) construções ao nível do projecto educativo e do currículo do ensino secundário: um estudo de caso múltiploPublication . Fraga, Nuno Miguel da SilvaDefendemos a ideia de que factores como a globalização e a europeização, aliados a constantes critérios de convergência, cuja fuga se torna sinónimo de fracasso e distanciamento face a uma Europa que se pretende competitiva, apelam a um redesenhar das acções quer sociais como educativas. Esta investigação visa explorar e descrever os processos que ao nível das escolas de ensino secundário público do Concelho do Funchal consubstanciam a dimensão europeia da educação. A partir de um estudo de caso múltiplo recorremos à análise documental dos Projectos Educativos de Escola, bem como de dezoito Programas de disciplinas e das orientações para as áreas curriculares não disciplinares, focalizando a interpretação da Europa na acção da escola por intermédio das noções chave, dos temas e tópicos relativos à dimensão europeia da educação, segundo a Recomendação n.º R (83) 4 e a Resolução n.º 1 do Conselho da Europa. Concluiu-se que a dimensão europeia da educação é vivenciada nas escolas analisadas, pela variedade de actividades que exploram daquela dimensão, muito embora a visão educativa que o texto dos Projectos contempla não seja, na maioria dos casos, directa no propósito de valorização da dimensão europeia da educação. É uma questão formal que importa ser rectificada para que dentro deste discurso haja uma maior congruência entre a teoria e a prática. Já ao nível dos curricula verificou-se que é pela transversalidade da educação para a cidadania que a dimensão europeia da educação se personifica. Todavia, destacámos os Programas Nacionais em que a Europa é revisitada sob os temas e tópicos que a norma europeia recomenda, concluindo-se que pelas áreas ou domínios de referência subjacentes à visão geral do desenvolvimento dos conteúdos programáticos, há uma valorização de temáticas como a preservação da diversidade cultural e geográfica da Europa; o pluralismo linguístico e a riqueza sociocultural que daí advém; as alterações climáticas e o posicionamento da política comum europeia para as questões ambientais; a história e evolução da Europa e suas instituições, como ainda, a valorização de grandes temas como a consciencialização dos jovens para a cidadania europeia activa, sob os pilares da tolerância, solidariedade, cooperação, paz e democracia.
- A pessoa do professor na formação continuada: possibilidade na educação infantílPublication . Quaresma, Priscilla Mayara de Andrade; Fraga, Nuno Miguel da SilvaEsta investigação científica apresenta um recorte dissertativo, com resultados de uma pesquisa realizada no campo da dimensão pessoal do professor no âmbito da formação continuada, no contexto da educação infantil, beneficiando com esse estudo, educadores, psicólogos e pedagogos. Destacamos que a situação problema partiu de uma inquietação referente a importância quanto a pessoa do professor nos momentos de formação continuada na região metropolitana do Recife- PE. Como objetivo buscamos investigar a formação continuada de professores, considerando a pessoa do professor no âmbito da educação infantil - CMEI. E como objetivos específicos, nos propomos a analisar a dimensão pessoal do professor na formação continuada e identificar o espaço da dimensão pessoal do professor no contexto das ações pedagógicas no CMEI. Levantamos como problemática como é trabalhada a dimensão pessoal do professor na formação continuada, numa vivência na educação infantil. Em nosso caminhar metodológico foi adotado uma abordagem de paradigma qualitativo, como estudo de caso, de um Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI, sendo estruturado na coleta e organização dos dados através das observações com diário de bordo, entrevistas semiestruturadas com os quatro participantes e análise de documentos dos momentos de formação continuada. Analisamos os dados investigados e percebemos a importância de trabalhar a pessoa do professor. Assim, ao direcionarmos o olhar para a pessoa do professor durante os momentos de formação continuada, confirmamos que os alunos são beneficiados no processo ensino/aprendizagem, pois neste momento de formação os professores podem trabalhar também sua dimensão pessoal, visando a possibilidade de estarem equilibrados emocionalmente.