Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A pessoa do professor na formação continuada: possibilidade na educação infantíl

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
A PESSOA DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO CONTINUADA.pdf524.74 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Esta investigação científica apresenta um recorte dissertativo, com resultados de uma pesquisa realizada no campo da dimensão pessoal do professor no âmbito da formação continuada, no contexto da educação infantil, beneficiando com esse estudo, educadores, psicólogos e pedagogos. Destacamos que a situação problema partiu de uma inquietação referente a importância quanto a pessoa do professor nos momentos de formação continuada na região metropolitana do Recife- PE. Como objetivo buscamos investigar a formação continuada de professores, considerando a pessoa do professor no âmbito da educação infantil - CMEI. E como objetivos específicos, nos propomos a analisar a dimensão pessoal do professor na formação continuada e identificar o espaço da dimensão pessoal do professor no contexto das ações pedagógicas no CMEI. Levantamos como problemática como é trabalhada a dimensão pessoal do professor na formação continuada, numa vivência na educação infantil. Em nosso caminhar metodológico foi adotado uma abordagem de paradigma qualitativo, como estudo de caso, de um Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI, sendo estruturado na coleta e organização dos dados através das observações com diário de bordo, entrevistas semiestruturadas com os quatro participantes e análise de documentos dos momentos de formação continuada. Analisamos os dados investigados e percebemos a importância de trabalhar a pessoa do professor. Assim, ao direcionarmos o olhar para a pessoa do professor durante os momentos de formação continuada, confirmamos que os alunos são beneficiados no processo ensino/aprendizagem, pois neste momento de formação os professores podem trabalhar também sua dimensão pessoal, visando a possibilidade de estarem equilibrados emocionalmente.

Description

Keywords

Formação continuada Dimensão pessoal do professor Educação infantil . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Quaresma, P. M. A. S. & Fraga, N. M. S. (2017). A pessoa do professor na formação continuada: possibilidade na educação infantíl. In Anais do IV Congresso Nacional de Educação–CONEDU

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue