Repository logo
 
Publication

A pessoa do professor na formação continuada: possibilidade na educação infantíl

dc.contributor.authorQuaresma, Priscilla Mayara de Andrade
dc.contributor.authorFraga, Nuno Miguel da Silva
dc.date.accessioned2018-11-15T16:17:13Z
dc.date.available2018-11-15T16:17:13Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractEsta investigação científica apresenta um recorte dissertativo, com resultados de uma pesquisa realizada no campo da dimensão pessoal do professor no âmbito da formação continuada, no contexto da educação infantil, beneficiando com esse estudo, educadores, psicólogos e pedagogos. Destacamos que a situação problema partiu de uma inquietação referente a importância quanto a pessoa do professor nos momentos de formação continuada na região metropolitana do Recife- PE. Como objetivo buscamos investigar a formação continuada de professores, considerando a pessoa do professor no âmbito da educação infantil - CMEI. E como objetivos específicos, nos propomos a analisar a dimensão pessoal do professor na formação continuada e identificar o espaço da dimensão pessoal do professor no contexto das ações pedagógicas no CMEI. Levantamos como problemática como é trabalhada a dimensão pessoal do professor na formação continuada, numa vivência na educação infantil. Em nosso caminhar metodológico foi adotado uma abordagem de paradigma qualitativo, como estudo de caso, de um Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI, sendo estruturado na coleta e organização dos dados através das observações com diário de bordo, entrevistas semiestruturadas com os quatro participantes e análise de documentos dos momentos de formação continuada. Analisamos os dados investigados e percebemos a importância de trabalhar a pessoa do professor. Assim, ao direcionarmos o olhar para a pessoa do professor durante os momentos de formação continuada, confirmamos que os alunos são beneficiados no processo ensino/aprendizagem, pois neste momento de formação os professores podem trabalhar também sua dimensão pessoal, visando a possibilidade de estarem equilibrados emocionalmente.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationQuaresma, P. M. A. S. & Fraga, N. M. S. (2017). A pessoa do professor na formação continuada: possibilidade na educação infantíl. In Anais do IV Congresso Nacional de Educação–CONEDUpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2169
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCONEDUpt_PT
dc.subjectFormação continuadapt_PT
dc.subjectDimensão pessoal do professorpt_PT
dc.subjectEducação infantilpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleA pessoa do professor na formação continuada: possibilidade na educação infantílpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.titleAnais do IV Congresso Nacional de Educaçãopt_PT
person.familyNameFraga
person.givenNameNuno
person.identifier.ciencia-idB71C-B6FF-CB6B
person.identifier.orcid0000-0002-3382-6357
person.identifier.scopus-author-id57210292740
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication11c20261-0b25-4dc3-bf5b-0d267cfabd43
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery11c20261-0b25-4dc3-bf5b-0d267cfabd43

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A PESSOA DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO CONTINUADA.pdf
Size:
524.74 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: