Browsing by Author "Lopes, Paula Cristina Reis"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Aprender matemática com recurso a tecnologias: robots na sala de aulaPublication . Lopes, Paula Cristina Reis; Fernandes, Elsa Maria dos SantosOs Robots têm vindo a afirmar-se, nos últimos anos, como uma ferramenta pedagógica extremamente útil. Contudo, são poucos os estudos acerca da sua usabilidade nas salas de aula de Matemática, no 3.º Ciclo do Ensino Básico. Nesta investigação pretendemos compreender de que forma o uso de tecnologias, com especial enfoque nos Robots, contribui para que os alunos desenvolvam a literacia, o pensamento e o raciocínio estatístico, produzindo significado e fomentando a aprendizagem da Estatística e a aprendizagem da Cidadania. Assumimos como fenómeno em estudo a Aprendizagem da Estatística e da Cidadania e utilizamos como quadro teórico da investigação a Educação Matemática Crítica e a Educação Estatística. Esta investigação inclui uma componente empírica – Design e Implementação de um Cenário de Aprendizagem: Uma Corrida com Robots – que serviu de suporte à recolha de dados, numa sala de aula de Matemática, numa turma de 8.º ano, de uma Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico, localizada na periferia do Funchal. Discutimos e analisamos como é que a aprendizagem ocorreu nas aulas de Matemática em que alunos, juntamente com a professora e connosco, organizaram e realizaram Corridas com Robots e definiram o vencedor das mesmas. Nesta investigação de natureza qualitativa, a observação participante foi uma estratégia central na recolha dos dados, possibilitando um contacto estreito e pessoal com os alunos. A análise dos dados seguiu um esquema analítico de natureza interpretativa. Os resultados deste estudo apontam que foi importante prover um contexto relevante, as Corridas com Robots, para nos alunos emergirem intenções-de-aprendizagem e com elas agirem e refletirem de modo a construírem conhecimento e consciência sobre os dados estatísticos a tratar. Desta forma, reconheceram o contexto em que os dados foram recolhidos e a finalidade do seu uso. Foram capazes de raciocinar com as ideias e com os conceitos estatísticos, dando sentido às informações estatísticas. Nesse processo, aprenderam Estatística e a atuar de uma forma refletida e crítica, isto é, aprenderam Cidadania.
- Construções dos números reaisPublication . Lopes, Paula Cristina ReisNeste trabalho estudamos várias construções do sistema dos números reais. Antes porém, começamos por abordar a evolução do conceito de número, destacando três diferentes aspectos da evolução do conceito de número real. Relacionado com este tema, dedicamos dois capítulos, deste trabalho, à apresentação das teorias que consideramos assumir maior importância, nomeadamente: a construção do sistema dos números reais por cortes na recta ou secções no conjunto dos números racionais, avançada por Dedekind, e a construção do número real como classe de equivalência de sucessões fundamentais de números racionais, ideia protagonizada por Cantor. Posteriormente, e de uma forma mais sintetizada do que nas anteriores, apresentamos outras construções, onde procuramos clarificar a ideia fundamental subjacente ao conceito de número real. Finalmente utilizamos o método axiomático com o intuito de mostrar a unicidade do sistema dos números reais, isto é, concluir finalmente que existe um corpo completo e ordenado, e apenas um a menos de um isomorfismo, do conjunto dos números reais.