Browsing by Author "Luiz, Pedro Nuno Ladeira"
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- Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Secundaria Jaime MonizPublication . Luiz, Pedro Nuno Ladeira; Lopes, Helder Manuel Arsénio; Correia, Ana Luísa Rodrigues Figueira de SousaO documento que se segue representa o culminar de todo um processo complexo denominado por Estágio Pedagógico (EP) e que decorre no âmbito do Mestrado em Ensino em Educação Física (EF) nos Ensinos Básico e Secundário, ministrado pela Universidade da Madeira. Este Relatório de Estágio (RE) pretende agrupar e sistematizar todas as atividades inerentes ao EP, realizado na Escola Secundária Jaime Moniz (ESJM), de forma a que a análise e reflexão acerca das problemáticas e experiências enfrentadas, possam ser coerentes e apresentadas de uma forma organizada e estruturada. Nesse sentido, pretende-se demonstrar de que forma e em que grau é que a nossa introdução à vida profissional ajudou a transformar as nossas competências e a moldar a nossa perceção à realidade. Caraterizado por um contexto de promoção contante de desafios, problemas e incertezas que obrigam a refletir antes, durante e depois de todas as intervenções do estagiário, o EP constituiu um momento essencial ao percurso formativo do mesmo. Em todas as suas vertentes, concretizadas através das dimensões curricular, de complemento curricular e de natureza científico-pedagógica, o EP contribui decisivamente para uma formação integrada, transversal e multifacetada do professor estagiário. Num contexto de incerteza e de problemas que carecem de soluções mais ou menos imediatas, o EP promoveu um leque de solicitações fulcrais de base para um percurso formativo que se prevê e deseja, longo e de sucesso. As tarefas de um professor não se limitam à função docente, nesse sentido, esta etapa formativa promove o desenvolvimento das capacidades de análise e desenvolvimento da análise e sistematização e do conhecimento. É durante este processo que o futuro Professor começa a dominar os processos, os instrumentos e as estratégias que, sendo alvo obrigatório de ajustamentos constantes, lhe vão permitir aumentar a eficácia e a eficiência do processo pedagógico. A evolução do processo ensino-aprendizagem, em todas as suas componentes, representa uma necessidade imperativa para que o Professor possa maximizar o potencial que a EF tem para transformar pessoas, numa perspetiva que estas possam usar essas ferramentas para garantirem uma evolução permanente das suas capacidades no futuro.