Browsing by Issue Date, starting with "2021-03-15"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Secundaria Jaime MonizPublication . Luiz, Pedro Nuno Ladeira; Lopes, Helder Manuel Arsénio; Correia, Ana Luísa Rodrigues Figueira de SousaO documento que se segue representa o culminar de todo um processo complexo denominado por Estágio Pedagógico (EP) e que decorre no âmbito do Mestrado em Ensino em Educação Física (EF) nos Ensinos Básico e Secundário, ministrado pela Universidade da Madeira. Este Relatório de Estágio (RE) pretende agrupar e sistematizar todas as atividades inerentes ao EP, realizado na Escola Secundária Jaime Moniz (ESJM), de forma a que a análise e reflexão acerca das problemáticas e experiências enfrentadas, possam ser coerentes e apresentadas de uma forma organizada e estruturada. Nesse sentido, pretende-se demonstrar de que forma e em que grau é que a nossa introdução à vida profissional ajudou a transformar as nossas competências e a moldar a nossa perceção à realidade. Caraterizado por um contexto de promoção contante de desafios, problemas e incertezas que obrigam a refletir antes, durante e depois de todas as intervenções do estagiário, o EP constituiu um momento essencial ao percurso formativo do mesmo. Em todas as suas vertentes, concretizadas através das dimensões curricular, de complemento curricular e de natureza científico-pedagógica, o EP contribui decisivamente para uma formação integrada, transversal e multifacetada do professor estagiário. Num contexto de incerteza e de problemas que carecem de soluções mais ou menos imediatas, o EP promoveu um leque de solicitações fulcrais de base para um percurso formativo que se prevê e deseja, longo e de sucesso. As tarefas de um professor não se limitam à função docente, nesse sentido, esta etapa formativa promove o desenvolvimento das capacidades de análise e desenvolvimento da análise e sistematização e do conhecimento. É durante este processo que o futuro Professor começa a dominar os processos, os instrumentos e as estratégias que, sendo alvo obrigatório de ajustamentos constantes, lhe vão permitir aumentar a eficácia e a eficiência do processo pedagógico. A evolução do processo ensino-aprendizagem, em todas as suas componentes, representa uma necessidade imperativa para que o Professor possa maximizar o potencial que a EF tem para transformar pessoas, numa perspetiva que estas possam usar essas ferramentas para garantirem uma evolução permanente das suas capacidades no futuro.
- Os estilos de liderança e a sua influência nas relações humanas: um estudo de caso numa escola da Região Autónoma da Madeira (RAM)Publication . Ferreira, Catarina Sofia Freitas; Correia, Fernando Luís de SousaO presente estudo investigou a multidiversidade dos Estilos de Liderança e a sua influência nas Relações Humanas. Especificamente identificou-se os Estilos de Liderança presentes no Diretor Pedagógico, bem como avaliou-se se o Estilo de Liderança exercido por este, se constitui o mais eficaz para proporcionar um bom relacionamento entre os membros da equipa. Conseguinte, aferiu-se a influência das atitudes do Diretor Pedagógico na ação laboral dos Diretores de Turma, tendo em conta a perceção destes acerca das Relações Humanas vivenciadas no seio da equipa, do Colégio Salesianos do Funchal. Os resultados obtidos neste estudo de caso de caráter qualitativo, recolhidos através do Multifactor Leadership Questionnaire demonstraram que, o Estilo de Liderança exercido pelo Diretor Pedagógico é o Transformacional constituindo-se o estilo mais eficaz no exercício da Liderança. Os resultados sugerem que este líder tende tendencialmente a motivar os seus liderados a atingir a mestria, a aumentar a produtividade e a fomentar a responsabilidade no desempenho de tarefas estipuladas pela organização. Em relação ao Esforço Extra, Eficácia e Satisfação na Liderança o Diretor Pedagógico apresenta níveis elevados, sugerindo que o mesmo tende a propiciar aos outros a vontade de atingirem o sucesso através do seu esforço pessoal e que este possui boas capacidades de liderar o grupo de forma eficaz, refletindo-se nos níveis elevados de Satisfação. Da aplicação de Entrevistas Semiestruturadas aos Diretores de Turma e ao Diretor Pedagógico concluiu-se que, as Relações Humanas entre a Equipa Pedagógica são positivas evidenciando-se que as caraterísticas do líder são apreciadas pelos membros da equipa. Os resultados sugerem ainda que, o Diretor Pedagógico tende a proporcionar aos seus liderados o desenvolvimento pessoal e profissional destes, possuindo ótimas capacidades de liderar com eficácia o seu grupo de trabalho, propiciando um ambiente laboral harmonioso.