Browsing by Author "Mendes, Regina Liliana Carvalho"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A transformação através do estágio: incerteza, descoberta e aprendizagemPublication . Mendes, Regina Liliana Carvalho; Lopes, Helder Manuel Arsénio; Antunes, Hélio Ricardo LourençoO presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, pela Universidade da Madeira, tendo sido realizado numa escola da Região Autónoma da Madeira. O estágio decorreu numa turma do ensino secundário, exigindo uma constante capacidade de reflexão, análise e crítica, de modo a contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos. Na sociedade contemporânea em que vivemos, o papel do professor assume uma importância central, não apenas como transmissor de conhecimentos, mas como um facilitador do desenvolvimento de competências sociais e cívicas. A função docente vai além da sala de aula, sendo crucial para a formação de cidadãos capazes de contribuir de forma ativa e consciente para a sociedade, promovendo a integração e a capacidade de participação crítica. O professor desempenha um papel fundamental na promoção de valores como o respeito, a cooperação e a responsabilidade, essenciais para uma convivência harmoniosa em sociedade. O relatório encontra-se estruturado de acordo com as diversas atividades realizadas ao longo do estágio pedagógico. Estas incluem a Prática Letiva, que envolveu o planeamento, execução e avaliação das aulas; as Atividades de Natureza Científico Pedagógica, orientadas para a pesquisa e implementação de práticas educativas inovadoras; as Atividades de Integração no Meio escolar e de Intervenção na Comunidade Escolar. Adicionalmente, são apresentadas considerações sobre o impacto deste percurso formativo e as aprendizagens obtidas, com especial enfoque na forma como o estágio pedagógico contribuiu para o desenvolvimento profissional e pessoal. Este estágio permitiu vivenciar de forma direta o ensino da disciplina de Educação Física, enquanto favoreceu a construção de uma identidade docente. Foi um período de crescimento pessoal e profissional inestimável, marcado por um processo contínuo de pesquisa, prática, análise, reflexão e reajustamento. Este percurso culminou na aquisição de saberes essenciais em diferentes domínios da didática, da pedagogia e das relações interpessoais, preparando para enfrentar os desafios inerentes à profissão docente.