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- Uma corrida para o ensino. A maratona do estágio pedagógico em educação físicaPublication . Costa, Leonardo Luís Lé; Antunes, Hélio Ricardo Lourenço; Lopes, Helder Manuel ArsénioO presente relatório de estágio pedagógico desenvolvido no contexto do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário numa escola secundária da Região Autónoma da Madeira (RAM) teve como objetivo justificar o percurso formativo e as aprendizagens adquiridas ao longo de um ano letivo. Este estágio permitiu ao professor estagiário explorar e implementar diferentes metodologias de ensino, ajustadas às características específicas dos alunos. O estágio foi marcado por uma evolução gradual do estagiário, que no início enfrentou dificuldades na gestão de aula, mas ao longo do tempo consolidou a sua identidade docente, principalmente ao aprimorar as competências de comunicação, planeamento, e interação com os alunos. Para além da prática letiva, o estágio proporcionou a oportunidade de participar ativamente na comunidade escolar através de diversas atividades, como eventos desportivos e ações de sensibilização. Estas iniciativas contribuíram para uma maior integração e fortalecimento do papel do professor como agente transformador no ambiente escolar. O relatório aborda a prática letiva, intervenções na comunidade escolar e atividades científicas. No fundo, é uma reflexão crítica sobre os desafios enfrentados e as estratégias adotadas, sublinhando a importância do trabalho em equipa, da colaboração com colegas e orientadores, e da adaptação constante às necessidades dos alunos. A experiência pedagógica não só foi crucial para o desenvolvimento profissional, mas também para o crescimento pessoal, reforçando a ideia de que o ensino é um processo contínuo de aprendizagem.
- A transformação através do estágio: incerteza, descoberta e aprendizagemPublication . Mendes, Regina Liliana Carvalho; Lopes, Helder Manuel Arsénio; Antunes, Hélio Ricardo LourençoO presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, pela Universidade da Madeira, tendo sido realizado numa escola da Região Autónoma da Madeira. O estágio decorreu numa turma do ensino secundário, exigindo uma constante capacidade de reflexão, análise e crítica, de modo a contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos. Na sociedade contemporânea em que vivemos, o papel do professor assume uma importância central, não apenas como transmissor de conhecimentos, mas como um facilitador do desenvolvimento de competências sociais e cívicas. A função docente vai além da sala de aula, sendo crucial para a formação de cidadãos capazes de contribuir de forma ativa e consciente para a sociedade, promovendo a integração e a capacidade de participação crítica. O professor desempenha um papel fundamental na promoção de valores como o respeito, a cooperação e a responsabilidade, essenciais para uma convivência harmoniosa em sociedade. O relatório encontra-se estruturado de acordo com as diversas atividades realizadas ao longo do estágio pedagógico. Estas incluem a Prática Letiva, que envolveu o planeamento, execução e avaliação das aulas; as Atividades de Natureza Científico Pedagógica, orientadas para a pesquisa e implementação de práticas educativas inovadoras; as Atividades de Integração no Meio escolar e de Intervenção na Comunidade Escolar. Adicionalmente, são apresentadas considerações sobre o impacto deste percurso formativo e as aprendizagens obtidas, com especial enfoque na forma como o estágio pedagógico contribuiu para o desenvolvimento profissional e pessoal. Este estágio permitiu vivenciar de forma direta o ensino da disciplina de Educação Física, enquanto favoreceu a construção de uma identidade docente. Foi um período de crescimento pessoal e profissional inestimável, marcado por um processo contínuo de pesquisa, prática, análise, reflexão e reajustamento. Este percurso culminou na aquisição de saberes essenciais em diferentes domínios da didática, da pedagogia e das relações interpessoais, preparando para enfrentar os desafios inerentes à profissão docente.
- Tratamento de águas residuais: uma visão geral da pesquisa através da análise bibliométricaPublication . Sá, Paula Liliana de Sousa de; Lousada, Sérgio António NevesO acesso à água potável e ao saneamento de águas residuais ainda é limitado ou inexistente para milhões de pessoas. Grande percentagem das águas residuais regressa à natureza sem o tratamento adequado e sem o necessário aproveitamento para reutilização. Os efluentes industriais são, cada vez mais, caraterizados por contaminantes recalcitrantes, com maior grau de complexidade, o que dificulta a sua remoção. Isto exige da comunidade académica, empresas e estado o investimento em tecnologias de tratamento de águas residuais ou alternativas com menores custos, mais eficientes e que porventura promovam a economia circular, principalmente dos países em desenvolvimento. Para tal, tentou-se, ao longo desta dissertação, apresentar o estado atual sobre o tratamento de águas residuais através de uma análise bibliométrica para uma visão geral da literatura. A metodologia adotada, foi a de selecionar a amostra na Web of Science e restringir os parâmetros de pesquisa com o intuito de retirar o material irrelevante. Aplicando vários critérios, obteve-se as amostras finais sobre o tema do tratamento de águas residuais e sobre os temas adicionais do tratamento por cloração e por ultravioleta. Com as amostras recolhidas, foi possível analisar graficamente e descritivamente a evolução anual, os tipos de publicação, as áreas de estudo e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável onde se inserem, os países e as instituições originárias, as palavras-chave, as citações e os autores, além das principais revistas onde foram publicados os documentos sobre o tema principal do tratamento de águas residuais. Também se procedeu à análise adicional sobre o tema do tratamento por cloração e por ultravioleta, destinado à reutilização, analisando a evolução anual das publicações e os países de onde advêm, além das palavras-chave e da colaboração internacional. A revisão da literatura tomou a forma de uma visão geral da literatura, incidindo sobre os tópicos da absorção, eletrocoagulação, floculação e hidrodecloração, relativamente ao tratamento de águas residuais e sobre os temas adicionais do tratamento por cloração e por ultravioleta. Nesse capítulo apresentam-se os artigos de forma narrativa, identificando as suas características principais. Por fim, apresentam-se as conclusões do trabalho, constatando um aumento do interesse da comunidade académica nos temas analisados, sendo a China o país mais prolífero em número de publicações. Comprovou-se que o sentido da pesquisa se orienta na adaptação dos recursos disponíveis na natureza, na sua forma original ou como resíduos da ação humana, às tecnologias já existentes, além do desenvolvimento de novas tecnologias que garantam a qualidade da água, a saúde pública e o meio ambiente, e da transposição dos estudos laboratoriais para a sua aplicação na realidade. Como desenvolvimentos futuros identificam-se estudos na temática analisada.