Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Uma corrida para o ensino. A maratona do estágio pedagógico em educação física

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
REM_LeonardoCosta2044119.pdf7.34 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório de estágio pedagógico desenvolvido no contexto do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário numa escola secundária da Região Autónoma da Madeira (RAM) teve como objetivo justificar o percurso formativo e as aprendizagens adquiridas ao longo de um ano letivo. Este estágio permitiu ao professor estagiário explorar e implementar diferentes metodologias de ensino, ajustadas às características específicas dos alunos. O estágio foi marcado por uma evolução gradual do estagiário, que no início enfrentou dificuldades na gestão de aula, mas ao longo do tempo consolidou a sua identidade docente, principalmente ao aprimorar as competências de comunicação, planeamento, e interação com os alunos. Para além da prática letiva, o estágio proporcionou a oportunidade de participar ativamente na comunidade escolar através de diversas atividades, como eventos desportivos e ações de sensibilização. Estas iniciativas contribuíram para uma maior integração e fortalecimento do papel do professor como agente transformador no ambiente escolar. O relatório aborda a prática letiva, intervenções na comunidade escolar e atividades científicas. No fundo, é uma reflexão crítica sobre os desafios enfrentados e as estratégias adotadas, sublinhando a importância do trabalho em equipa, da colaboração com colegas e orientadores, e da adaptação constante às necessidades dos alunos. A experiência pedagógica não só foi crucial para o desenvolvimento profissional, mas também para o crescimento pessoal, reforçando a ideia de que o ensino é um processo contínuo de aprendizagem.
This pedagogical internship report developed in the context of the Master's Degree in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education at a secondary school in the Autonomous Region of Madeira (RAM) aimed to justify the training path and the learning acquired over the course of an academic year. This internship allowed the intern teacher to explore and implement different teaching methodologies, adjusted to the specific characteristics of the students. The internship was marked by a gradual evolution of the intern, who at first faced difficulties in classroom management, but over time consolidated his teaching identity, mainly by improving his communication, planning and interaction skills with students. In addition to teaching practice, the internship provided the opportunity to actively participate in the school community through various activities, such as sporting events and awareness raising actions. These initiatives contributed to greater integration and strengthening of the teacher's role as a transformative agent in the school environment. The report addresses teaching practice, interventions in the school community and scientific activities. Basically, it is a critical reflection on the challenges faced and the strategies adopted, highlighting the importance of teamwork, collaboration with colleagues and supervisors, and constant adaptation to students' needs. The pedagogical experience was not only crucial for professional development, but also for personal growth, reinforcing the idea that teaching is a continuous learning process.

Description

Keywords

Estágio pedagógico Educação física Metodologias de ensino Gestão de aulas Desenvolvimento profissional Pedagogical internship Physical education Teaching methodologies Class management Professional development Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário .

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence