Browsing by Author "Moniz, Laura Carolina Pereira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Moniz, Laura Carolina Pereira; Mendes, Guida Reis RodriguesO presente Relatório de Estágio foi elaborado com a finalidade de alcançar o grau de mestre no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB e engloba todas as experiências e aprendizagens adquiridas durante os estágios na Educação Pré-Escolar (com crianças de idades compreendidas entre os 4 anos e os 6 anos) e no 1.º Ciclo do Ensino Básico (com o 1.º e 4.º ano de escolaridade). No que respeita à sua estrutura, o documento encontra-se dividido em duas partes essenciais, sendo estas a Parte I – Enquadramento Teórico, que engloba os conceitos, os fundamentos e a metodologia que sustentaram as ações pedagógicas das três Práticas Pedagógicas, e a Parte II – Ação Pedagógica, onde são explanadas algumas das experiências de aprendizagem vivenciadas em contexto da ação pedagógica, numa abordagem descritiva/reflexiva que contribuiu para o desenvolvimento de competências pedagógicas, didáticas e de gestão do ambiente educativo. Em contexto da Prática Pedagógica I e II, foram realizados projetos sustentados na metodologia de Investigação-Ação que me permitiram, através de uma primeira análise dos contextos educativos, identificar e mitigar fragilidades no âmbito do desenvolvimento da oralidade, comunicação, leitura e escrita. Neste âmbito, procurei responder às questões: De que forma pode ser desenvolvida a Linguagem e Comunicação Oral na Pré-Escolar? e Como potenciar a leitura e a escrita no 1.º ano?, respetivamente. No contexto da Pedagógica III, foi realizado um projeto de Ensino Experimental das Ciências assente na Metodologia de Trabalho de Projeto com o objetivo de desenvolver valores como a autonomia, competências de pesquisa, investigação e pensamento crítico, numa abordagem de aprendizagem significativa direcionada para a educação em ciências. Neste sentido, este relatório não se limita apenas à partilha de algumas experiências e aprendizagens vivenciadas enquanto futura docente, mas também constitui uma reflexão sobre o meu percurso formativo.