Browsing by Author "Oliveira, Risoneide Maria Ferreira de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A inovação pedagógica numa classe multisseriada da escola Manoel de Carvalho, no povoado de Campo Frio, em Campo Formoso, Bahia: um desafio contributivo para a educação do campoPublication . Oliveira, Risoneide Maria Ferreira de; Correia, Fernando Luís de Sousa; Machadi, Paulo BatistaEsta pesquisa trata de identificar e analisar a prática pedagógica da classe multisseriada nas séries iniciais numa escola do campo, no âmbito da Inovação Pedagógica. Entre os elementos que emergem desta problemática, de natureza teórica, destacam-se a Educação do Campo e Sala Multisseriada. Nessa pesquisa busca-se, identificar, compreender e analisar os desafios contributivos da educação do campo com a multisseriação, preconizado nos confrontos conceituais de autores que dialogam e convergem sobre a matriz desta pesquisa. Para análise desse estudo, foram traçados objetivos norteadores como: o objetivo geral que buscou compreender o complexo processo de construção da escola multisseriada do campo, a partir de seus desafios sócio-econômicos e pedagógicos. Os objetivos específicos que nortearam identificar e analisar os desafios sócio-econômicos, políticos e sociais que intervêm na escola multisseriada do campo; identificar e analisar os desafios pedagógicos das classes multisseriadas da educação básica do campo, no âmbito dos avanços da prática docente concernente à Inovação Pedagógica. A metodologia aplicada foi a abordagem qualitativa, baseada na etnopesquisa, por oferecer melhor condução investigativa e aprofundamento do entendimento sócio fenomenológico durante o processo de estudo in lócus, que facilitaram a descrição da singularidade dos sujeitos dessa pesquisa. Desta forma foi constatado que a Inovação Pedagógica na aprendizagem da educação de base tem interação na construção dos conhecimentos compartilhados entre os pares, nas faixas etárias e níveis distintos, numa mesma classe. Nesse contexto, as contribuições da escola multisseriada do campo comparando-se à escola seriada urbana, quanto à qualidade da aprendizagem, revelaram-se positivas, apesar das dificuldades que os docentes enfrentam na escola do campo.
