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- A inovação pedagógica numa classe multisseriada da escola Manoel de Carvalho, no povoado de Campo Frio, em Campo Formoso, Bahia: um desafio contributivo para a educação do campoPublication . Oliveira, Risoneide Maria Ferreira de; Correia, Fernando Luís de Sousa; Machadi, Paulo BatistaEsta pesquisa trata de identificar e analisar a prática pedagógica da classe multisseriada nas séries iniciais numa escola do campo, no âmbito da Inovação Pedagógica. Entre os elementos que emergem desta problemática, de natureza teórica, destacam-se a Educação do Campo e Sala Multisseriada. Nessa pesquisa busca-se, identificar, compreender e analisar os desafios contributivos da educação do campo com a multisseriação, preconizado nos confrontos conceituais de autores que dialogam e convergem sobre a matriz desta pesquisa. Para análise desse estudo, foram traçados objetivos norteadores como: o objetivo geral que buscou compreender o complexo processo de construção da escola multisseriada do campo, a partir de seus desafios sócio-econômicos e pedagógicos. Os objetivos específicos que nortearam identificar e analisar os desafios sócio-econômicos, políticos e sociais que intervêm na escola multisseriada do campo; identificar e analisar os desafios pedagógicos das classes multisseriadas da educação básica do campo, no âmbito dos avanços da prática docente concernente à Inovação Pedagógica. A metodologia aplicada foi a abordagem qualitativa, baseada na etnopesquisa, por oferecer melhor condução investigativa e aprofundamento do entendimento sócio fenomenológico durante o processo de estudo in lócus, que facilitaram a descrição da singularidade dos sujeitos dessa pesquisa. Desta forma foi constatado que a Inovação Pedagógica na aprendizagem da educação de base tem interação na construção dos conhecimentos compartilhados entre os pares, nas faixas etárias e níveis distintos, numa mesma classe. Nesse contexto, as contribuições da escola multisseriada do campo comparando-se à escola seriada urbana, quanto à qualidade da aprendizagem, revelaram-se positivas, apesar das dificuldades que os docentes enfrentam na escola do campo.
- Educação inovadora: limites e possibilidades a partir da experiência em sala de recursos da escola Telésphoro Ferreira de Araújo, Campo Formoso, BahiaPublication . Silva, Solange do Nascimento; Pereira, Maria Gorete Gonçalves Rocha; Machado, Paulo BatistaA presente dissertação tem como objetivo verificar a existência da inovação pedagógica no processo de aprendizagem de crianças e adolescentes com necessidades especiais da Sala de Recursos do Colégio José Telésphoro Ferreira de Araújo do Município de Campo Formoso – BA. A partir dessa busca de compreensão definimos como objetivos específicos analisar a prática pedagógica operacionalizada na Sala de Recursos, do ponto de vista do conceito de inovação pedagógica e definir em que medida a prática pedagógica analisada se apresenta como portadora de contribuições efetivas à construção de uma pedagogia inovadora. Norteada por esses objetivos esta pesquisa apresenta como elementos centrais refletir e discutir, as referências de Inovação Pedagógica na Sala de Recursos assentada na prática pedagógica da citada unidade escolar. Do mesmo modo, analisar e identificar a natureza da referida prática, e os elementos do processo de intervenção e articulação da aprendizagem do aluno, que permita compreender se essa prática apresenta uma natureza inovadora. Pretendeu-se assim, compreender as práticas pedagógicas desenvolvidas na Sala de Recursos, o desenvolvimento desta investigação tendo como metodologia a investigação qualitativa, enraizada na etnografia e na observação participante. A Sala de Recursos do colégio, lócus da pesquisa, foi a primeira a ser implantada no Município por apresentar uma demanda grande de crianças e adolescentes com necessidades especiais, outro fator relevante foi a localização acessível e por ser uma instituição educacional de grande porte. Assim, foi exposta de forma clara e compreensível a prática pedagógica vivenciada na Sala de Recursos no qual realizaram-se a observação participante e as entrevistas. Através dessas técnicas de investigação encontramos elementos de inovação pedagógica no processo de aprendizagem de crianças e adolescentes que apresentam deficiência como podemos comprovar durante toda discussão realizada nesta pesquisa.