Browsing by Author "Pestana, Zeca Ribeiro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de CastroPublication . Pestana, Zeca Ribeiro; Gouveia, Élvio Rúbio QuintalO presente relatório surge no âmbito do processo de Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, realizado no ano letivo de 2019/2020, na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro. Este documento visa descrever, fundamentar e refletir criticamente todas as opções didático-pedagógicas desenvolvidas nas 4 macro atividades definidas pelas linhas programáticas do Estágio Pedagógico. A prática letiva ocorreu numa turma de 3.º Ciclo, nomeadamente o 7.º ano, onde os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar uma diversidade de matérias de ensino propostas pelo Programa Nacional de Educação Física. Ao longo do processo de ensino aprendizagem procurámos colocar o aluno no centro do processo pedagógico a partir da aplicação de diferentes modelos de ensino, entre os quais, o Modelo de Competência, para proporcionar ambientes de aprendizagem diferenciados e colaborativos em que o aluno é agente construtor dos seus próprios conhecimentos. As atividades de intervenção na comunidade escolar consistiram numa participação colaborativa com o grupo disciplinar de Educação Física da Escola, para a dinamização e operacionalização de uma multiplicidade de atividades desportivas. As atividades de integração no meio foram subdivididas em duas. A caraterização da turma abrangeu à recolha e apresentação de informações sobre o aluno ao conselho de turma. Por outro lado, a atividade de extensão curricular foi integrada na fase final do modelo de competência (i.e., evento culminante) nos jogos desportivos coletivos de invasão, cujo o objetivo foi reunir os elementos da Comunidade Educativa para apresentar o trabalho desenvolvido pelos alunos da unidade de ensino. Por fim, as atividades de natureza científico-pedagógica basearam-se numa investigação desenvolvida nas aulas de Educação Física, com o intuito de estudar estratégias pedagógicas alternativas no ensino dos Jogos Desportivos Coletivos de Invasão, no contexto escolar.