Browsing by Author "Petito, Emanuel Ferreira Teixeira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Processos de educação, formação e valorização pessoal em contexto prisionalPublication . Petito, Emanuel Ferreira Teixeira; Rodrigues, Liliana Maria GonçalvesAs prisões são espaços e realidades desconhecidas pela sociedade em geral, provavelmente, por serem organizações fechadas, arquitetonicamente compostas por muros e arame farpado ou por serem ideologicamente concebidas como espaços de clausura e idealizadas como inacessíveis ao público em geral. Estas estruturas sociais fechadas ao meio social, na maioria das vezes não transmitem a totalidade dos processos existentes internamente e do trabalho realizado com a população confinada, contribuindo de certa forma para um alimentar do senso comum de que as prisões são escolas do crime. Deste modo, podemos considerar que é um mundo de conhecimento a ser explorado, analisado e descrito. Recorrendo à literatura sobre diversos domínios relacionados com a área em estudo procura-se entender e descrever a realidade e estruturação do universo prisional. Pretendemos identificar os momentos marcantes da história das prisões e abordar as ideologias vigentes de tratamento prisional no decurso dos tempos até a atualidade. Utilizamos o método de estudo de caso na presente investigação com o objetivo de identificar, compreender e descrever os processos de educação, de formação e de valorização bem como os mecanismos pedagógicos utilizados no contexto penitenciário. Igualmente, pretendemos aferir a importância da educação para a população reclusa. Importa, compreender qual o grau de significância para a população reclusa, dos mecanismos existentes para a educação, formação e valorização individual, e de que modo estes processos contribuem para a reabilitação e reinserção e, de igual modo, para uma melhoria do ambiente prisional. No presente trabalho esperamos poder descrever o processo educativo da instituição em estudo e, mediante os resultados, apresentar algumas sugestões de melhoria para a instituição e o processo educativo.