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Processos de educação, formação e valorização pessoal em contexto prisional

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Abstract(s)

As prisões são espaços e realidades desconhecidas pela sociedade em geral, provavelmente, por serem organizações fechadas, arquitetonicamente compostas por muros e arame farpado ou por serem ideologicamente concebidas como espaços de clausura e idealizadas como inacessíveis ao público em geral. Estas estruturas sociais fechadas ao meio social, na maioria das vezes não transmitem a totalidade dos processos existentes internamente e do trabalho realizado com a população confinada, contribuindo de certa forma para um alimentar do senso comum de que as prisões são escolas do crime. Deste modo, podemos considerar que é um mundo de conhecimento a ser explorado, analisado e descrito. Recorrendo à literatura sobre diversos domínios relacionados com a área em estudo procura-se entender e descrever a realidade e estruturação do universo prisional. Pretendemos identificar os momentos marcantes da história das prisões e abordar as ideologias vigentes de tratamento prisional no decurso dos tempos até a atualidade. Utilizamos o método de estudo de caso na presente investigação com o objetivo de identificar, compreender e descrever os processos de educação, de formação e de valorização bem como os mecanismos pedagógicos utilizados no contexto penitenciário. Igualmente, pretendemos aferir a importância da educação para a população reclusa. Importa, compreender qual o grau de significância para a população reclusa, dos mecanismos existentes para a educação, formação e valorização individual, e de que modo estes processos contribuem para a reabilitação e reinserção e, de igual modo, para uma melhoria do ambiente prisional. No presente trabalho esperamos poder descrever o processo educativo da instituição em estudo e, mediante os resultados, apresentar algumas sugestões de melhoria para a instituição e o processo educativo.
Prisons are spaces and realities unknown to society in general, probably because they are closed organizations, architecturally composed of walls and barbed wire or because they are ideologically conceived as spaces of closure and idealized as inaccessible to the general public. These social structures tend to be closed to the social environment, most of the time they do not transmit the totality of existing processes internally and of the work carried out with the confined population, contributing in a way to a common sense sustenance, which prisons are schools of crime. In this way, we can consider that it is unexplored world of knowledge waiting to be explored, analysed and described. Using the literature on various domains related to the area under study, we seek to understand and describe the reality and structure of the prison universe. We intend to identify the outstanding moments in the history of prisons and address the current ideologies of prison treatment over the years to the present day. We used the case study method in this investigation with the aim of identifying, understanding and describing the processes of education, training and valorization and the pedagogical mechanisms used in the prison context. Likewise, we intend to assess the importance of education for the prison population. It is important to understand the degree of significance about the existing mechanisms for education, training and individual development, to the prison population, and how these processes contribute to rehabilitation and reintegration, likewise, to an improvement in the prison environment. In the present work, we hope to be able to describe the educational process of the institution under study and, through the results, present some suggestions for improvement for the institution and the educational process.

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Keywords

Sistemas prisionais Administração educacional Educação Formação e valorização do indivíduo Reeducação e inclusão Prison systems Educational administration Education Training and valuing the Individual Re-education and Inclusion Ciências da Educação - Administração Educacional . Faculdade de Ciências Sociais

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