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- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Jesus, José Válter Gonçalves de; Fernandes, Adérita Cristina PereiraO presente relatório constitui uma compilação de experiências pedagógicas vivenciadas ao longo de um percurso de formação docente em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Assim, neste documento procura-se retratar, de forma crítico reflexiva, o trabalho desenvolvido no decorrer das práticas pedagógicas, no Jardim Escola João de Deus, com o grupo do bibe encarnado, na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar de São Martinho, com a turma do 1.ºA, e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ladeira, com a turma do 4.ºA. De acordo com tal propósito, este relatório encontra-se segmentado em duas partes distintas, contendo um enquadramento teórico e metodológico e a intitulada prática pedagógica. Enfatize-se que a primeira parte procura fundamentar, teórica e metodologicamente, as opções tomadas no decorrer das intervenções pedagógicas desenvolvidas, contribuindo, de certo modo, para a construção de aprendizagens verdadeiramente significativas. Considerando-se, ainda, a metodologia a investigação-ação como um importante processo promotor de inovação e mudança nas práticas educativas, adotou-se uma atitude investigativa na tentativa de identificar e, posteriormente, colmatar as problemáticas de cada grupo/turma. Partindo-se das seguintes questões orientadoras: “De que forma as crianças do bibe encarnado poderão ampliar as suas aprendizagens realizando o trabalho cooperativo?” e “De que forma a turma do 4.º A poderá desenvolver competências de escrita, através de uma motivação intrínseca?”, delineou-se e implementou-se um conjunto de estratégias com o intuito de mitigar as problemáticas identificadas. Portanto, os aspetos que se explanam neste relatório de estágio representam o culminar de tudo aquilo que se considerou como sendo imprescindível neste percurso de formação inicial para a docência.
- Processos de educação, formação e valorização pessoal em contexto prisionalPublication . Petito, Emanuel Ferreira Teixeira; Rodrigues, Liliana Maria GonçalvesAs prisões são espaços e realidades desconhecidas pela sociedade em geral, provavelmente, por serem organizações fechadas, arquitetonicamente compostas por muros e arame farpado ou por serem ideologicamente concebidas como espaços de clausura e idealizadas como inacessíveis ao público em geral. Estas estruturas sociais fechadas ao meio social, na maioria das vezes não transmitem a totalidade dos processos existentes internamente e do trabalho realizado com a população confinada, contribuindo de certa forma para um alimentar do senso comum de que as prisões são escolas do crime. Deste modo, podemos considerar que é um mundo de conhecimento a ser explorado, analisado e descrito. Recorrendo à literatura sobre diversos domínios relacionados com a área em estudo procura-se entender e descrever a realidade e estruturação do universo prisional. Pretendemos identificar os momentos marcantes da história das prisões e abordar as ideologias vigentes de tratamento prisional no decurso dos tempos até a atualidade. Utilizamos o método de estudo de caso na presente investigação com o objetivo de identificar, compreender e descrever os processos de educação, de formação e de valorização bem como os mecanismos pedagógicos utilizados no contexto penitenciário. Igualmente, pretendemos aferir a importância da educação para a população reclusa. Importa, compreender qual o grau de significância para a população reclusa, dos mecanismos existentes para a educação, formação e valorização individual, e de que modo estes processos contribuem para a reabilitação e reinserção e, de igual modo, para uma melhoria do ambiente prisional. No presente trabalho esperamos poder descrever o processo educativo da instituição em estudo e, mediante os resultados, apresentar algumas sugestões de melhoria para a instituição e o processo educativo.