Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente relatório constitui uma compilação de experiências pedagógicas vivenciadas ao longo de um percurso de formação docente em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Assim, neste documento procura-se retratar, de forma crítico reflexiva, o trabalho desenvolvido no decorrer das práticas pedagógicas, no Jardim Escola João de Deus, com o grupo do bibe encarnado, na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar de São Martinho, com a turma do 1.ºA, e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ladeira, com a turma do 4.ºA. De acordo com tal propósito, este relatório encontra-se segmentado em duas partes distintas, contendo um enquadramento teórico e metodológico e a intitulada prática pedagógica. Enfatize-se que a primeira parte procura fundamentar, teórica e metodologicamente, as opções tomadas no decorrer das intervenções pedagógicas desenvolvidas, contribuindo, de certo modo, para a construção de aprendizagens verdadeiramente significativas. Considerando-se, ainda, a metodologia a investigação-ação como um importante processo promotor de inovação e mudança nas práticas educativas, adotou-se uma atitude investigativa na tentativa de identificar e, posteriormente, colmatar as problemáticas de cada grupo/turma. Partindo-se das seguintes questões orientadoras: “De que forma as crianças do bibe encarnado poderão ampliar as suas aprendizagens realizando o trabalho cooperativo?” e “De que forma a turma do 4.º A poderá desenvolver competências de escrita, através de uma motivação intrínseca?”, delineou-se e implementou-se um conjunto de estratégias com o intuito de mitigar as problemáticas identificadas. Portanto, os aspetos que se explanam neste relatório de estágio representam o culminar de tudo aquilo que se considerou como sendo imprescindível neste percurso de formação inicial para a docência.
The present report is a compilation of pedagogical experiences lived along a course of teacher formation in Pre-School Education and Primary School. Thus, this document aims to demonstrate, in a critical-reflexive way, the work developed throughout the pedagogical practices in Jardim-Escola João de Deus, with the bibe encarnado, in Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar de São Martinho, with the class 1 stA, and in Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ladeira, with the class 4 thA. Accordingly, this report is segmented into two distinct parts, containing a theoretical and methodological component and the so-called pedagogical practice. It should be emphasized that the first part seeks to substantiate, theoretically and methodologically, the options taken during the pedagogical practices developed, contributing, in a certain way, to the construction of truly significant learning. Considering the action research methodology as an important process that promotes innovation and change in educational practices, an investigative attitude was adopted to identify and, subsequently, solve the problems of each group/class. Based on the following guiding questions - “How can the children of bibe encarnado expand their learning by performing cooperative work?" an “How can the 4 thA class develop writing skills through intrinsic motivation?” - a set of strategies was delineated and implemented to mitigate the problems identified. Therefore, the aspects explained in this internship report represent the culmination of all that was considered essential in this course for teaching.

Description

Keywords

Educação Pré-Escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Prática pedagógica Ensino-aprendizagem Investigação-ação Reflexão crítica Pre-School Education Primary School Pedagogical practice Teaching-learning Action-research Critical reflection Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License