Browsing by Author "Santos, Carlota Beatriz Jorge Alves dos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Santos, Carlota Beatriz Jorge Alves dos; Correia, Fernando Luís de SousaServe a elaboração do presente relatório para a obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para o efeito, o mesmo encontra-se segmentado em três momentos (Enquadramento Teórico, Enquadramento Metodológico e Intervenção Pedagógica) alicerçados nas práticas pedagógicas vivenciadas na Educação Pré-Escolar (Sala dos Sininhos, Infantário Semi-Internato de Santa Clara) e no 1.º Ciclo do Ensino Básico (2.º ano A e 3.º ano B, Colégio Salesianos Funchal). Deste modo, neste relatório estarão refletidas as práticas pedagógicas ocorridas ao longo de todo o mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A prática pedagógica I teve início no mês de novembro de 2020 e terminou no mês de janeiro de 2021. Por outro lado, a prática pedagógica II e a prática pedagógica III foram, ambas, realizadas em contexto do 1º Ciclo, nas salas 2º A e 3.º ano A, com alunos de faixa etária compreendida entre os 7 e os 8 anos e posteriormente entre os 8 e os 9 anos. A prática pedagógica II teve início no mês de abril de 2021 e terminou no mês de junho do referido ano. Já a prática pedagógica III, teve início no mês de outubro de 2021 e terminou no mês de dezembro desse mesmo ano. Por fim, o enquadramento teórico do presente relatório pretende refletir e enaltecer o trabalho e a intervenção do educador de infância e do docente do 1º CEB, sustentados pelos pressupostos legislativos. A parte metodológica do trabalho demonstra a metodologia de investigação-ação e toda a restante metodologia que suportou as minhas intervenções pedagógicas, a parte prática pretende apresentar todas as estratégias utilizadas, observações, intervenções, ações e reflexões que decorreram no âmbito da realização das práticas pedagógicas.