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- Representações culturais e literárias de Campanário na obra de João Luís GonçalvesPublication . Fernandes, José Damião Gonçalves; Moniz, Ana Isabel Ferreira da SilvaEsta dissertação incide a sua atenção nos fenómenos identitários relativos a Campanário e às suas gentes, através da obra de João Luís Gonçalves. Procura, através do corpus selecionado, Filha de Tétis e Feiticeira da Terça (2011), Campanário: A freguesia e a sua gente (2009) e João do Canto (2015), criar uma simbiose de reflexões onde se conjuga o mito, o real e a ficção em modo de compêndio. Nesta sequência, investiga através da literatura, da história, do património e da memória o imaginário e marcas da identidade cultural da freguesia do Campanário.
- Segurança na construção em tempo de COVID-19Publication . Arias, José Leonardo Sanchez; Santos, José Manuel Martins Neto dos; Escórcio, Patrícia Carlota CostaA Construção Civil, à semelhança de outros setores produtivos, foi afetada pelo aparecimento do coronavírus SARS-CoV-2, causador da doença COVID-19. A aparição deste vírus, considerado como uma pandemia em março de 2020, forçou uma paragem obrigatória do setor, com repercussões na segurança, na produção e na economia das empresas de Construção Civil. Esta pandemia criou uma onda de incertezas quanto às respetivas consequências durante a sua passagem e, inclusive, depois de ultrapassada. A presente dissertação procura avaliar o impacto da doença COVID-19 numa empresa de Construção Civil na Região Autónoma da Madeira, a Tecnovia Madeira, S.A. Este estudo, tanto quanto é do conhecimento do autor, é o primeiro realizado neste setor produtivo na Região, abrindo uma nova janela de investigação relativamente à segurança e higiene na Construção Civil em tempos de pandemia. Com a ajuda da literatura existente, foi possível encontrar informação relevante e necessária, que definiu e orientou o percurso do estudo. Para tentar conhecer o impacto da doença, foi proposta a criação de um novo índice, denominado Índice de Contágio COVID-19, que permitisse avaliar, em termos estatísticos, o alcance da COVID-19 na Construção Civil, tendo sido aplicado na empresa de estudo. O período de estudo foi de março de 2020 até junho de 2022. Com a informação extraída a partir do estudo, é proposta uma série de medidas de contenção para ajudar à mitigação da doença COVID-19 na área da construção. Os resultados mensais demonstram uma semelhança dos Índices de Contágio COVID-19 na empresa de estudo, na RAM e em Portugal no seu todo, mas salienta-se o facto deste índice ser menor, em termos percentuais, na empresa de estudo, comparativamente aos índices obtidos na RAM e em Portugal. Também merece destaque o facto de os departamentos que desempenham as suas funções no terreno terem apresentado índices de contágio inferiores aos restantes departamentos, podendo estes resultados serem decorrentes do facto de a realização dos trabalhos no terreno ocorrer em espaços abertos. Relativamente à contenção da doença, aborda-se o “Plano de Contingência Coronavírus (COVID-19)” da empresa, cuja redação contou com a participação do autor desta dissertação e onde é explicada a sua composição, com base nas recomendações e normas seguidas. Salienta-se o facto de as medidas adotadas não terem impedido a chegada do vírus aos postos de trabalho, mas reduzirem o seu impacto nos mesmos. Finalmente, são propostas várias melhorias ao plano de contingência inicial, relativamente às medidas a adotar, de acordo com os resultados anteriores e das últimas atualizações do vírus.
- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Santos, Carlota Beatriz Jorge Alves dos; Correia, Fernando Luís de SousaServe a elaboração do presente relatório para a obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para o efeito, o mesmo encontra-se segmentado em três momentos (Enquadramento Teórico, Enquadramento Metodológico e Intervenção Pedagógica) alicerçados nas práticas pedagógicas vivenciadas na Educação Pré-Escolar (Sala dos Sininhos, Infantário Semi-Internato de Santa Clara) e no 1.º Ciclo do Ensino Básico (2.º ano A e 3.º ano B, Colégio Salesianos Funchal). Deste modo, neste relatório estarão refletidas as práticas pedagógicas ocorridas ao longo de todo o mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A prática pedagógica I teve início no mês de novembro de 2020 e terminou no mês de janeiro de 2021. Por outro lado, a prática pedagógica II e a prática pedagógica III foram, ambas, realizadas em contexto do 1º Ciclo, nas salas 2º A e 3.º ano A, com alunos de faixa etária compreendida entre os 7 e os 8 anos e posteriormente entre os 8 e os 9 anos. A prática pedagógica II teve início no mês de abril de 2021 e terminou no mês de junho do referido ano. Já a prática pedagógica III, teve início no mês de outubro de 2021 e terminou no mês de dezembro desse mesmo ano. Por fim, o enquadramento teórico do presente relatório pretende refletir e enaltecer o trabalho e a intervenção do educador de infância e do docente do 1º CEB, sustentados pelos pressupostos legislativos. A parte metodológica do trabalho demonstra a metodologia de investigação-ação e toda a restante metodologia que suportou as minhas intervenções pedagógicas, a parte prática pretende apresentar todas as estratégias utilizadas, observações, intervenções, ações e reflexões que decorreram no âmbito da realização das práticas pedagógicas.