Browsing by Author "Santos, Francisco José Baeta"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco FrancoPublication . Santos, Francisco José Baeta; Lopes, Helder Manuel ArsénioO presente Relatório visa retratar todo o processo inerente ao Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira, realizado na Escola Secundária Francisco Franco no ano letivo 2018/2019. Dado que a prática profissional docente está sujeita a um conjunto de planeamentos, gestão e operacionalização de atividades e processos específicos que envolvem a comunidade educativa, os resultados que deles advêm são fontes fundamentais de aprendizagens e experiências, que são determinantes para desenvolver no estagiário competências e capacidades, essenciais para exercer esta profissão. Dentro destas capacidades e competências, destacamos as seguintes: (i) Domínio, de forma aprofundada, de conhecimentos científicos e técnicos no âmbito do ensino de Educação Física; (ii) Conhecimento pormenorizado dos programas específicos da disciplina dos diferentes níveis de ensino, adaptando de forma rentável à realidade do contexto; (ii) Promoção e dinamização do debate e reflexão da Educação, em geral, e da Educação Física em particular; (iii) Desenvolvimento da autonomia, trabalho cooperativo, comunicação e espírito crítico, demonstrando sempre, competências profissionais de ética e moral. Através deste documento, iremos descrever, analisar e refletir sobre as competências e capacidades supramencionadas, assim como, apresentar as experiências, as dificuldades e os desafios vivenciados em contexto real de docência, nomeadamente, no papel de professor estagiário de Educação Física. Destacamos, assim, os capítulos da Prática Letiva, das Ações Cientifico-Pedagógicas, das Ações de Intervenção na Comunidade Escolar e das Ações de Integração no Meio Escolar, como os que mais impacto tiveram, para a nossa formação docente.
