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- Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de CastroPublication . Caldeira, Romualdo Aires Gonçalves; Gouveia, Élvio Rúbio QuintalO presente relatório surge no seguimento do Estágio Pedagógico realizado no ano letivo 2018/2019 na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro. Este documento procura apresentar, fundamentar e refletir as decisões tomadas nas quatro macro atividades do Estágio Pedagógico, definidas pelas linhas programáticas de atividades e avaliação do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira. A prática letiva ocorreu numa turma de 3.º Ciclo. No ensino das atividades físicas e desportivas previstas pelo Programa Nacional de Educação Física, uma das nossas preocupações foi colocar o aluno no centro do processo pedagógico. Com efeito, ao longo do processo de ensino-aprendizagem, procurámos intervir a partir de metodologias e estratégias de ensino em concordância com este quadro conceptual. A prática letiva contemplou ainda a observação e análise de outras intervenções pedagógicas. As atividades de intervenção na comunidade escolar consistiram na colaboração com o grupo disciplinar de Educação Física da Escola e na dinamização de uma atividade de canoagem e stand-up paddle. As atividades de integração no meio foram duas. A caracterização da turma permitiu disponibilizar informações sobre os alunos ao conselho de turma. A atividade de extensão curricular resultou do modelo de competência dos jogos desportivos coletivos de invasão (MCJDCI), procurando reunir alunos, pais e docentes em volta do trabalho desenvolvido pelas turmas intervencionadas durante o 1.º período do ano letivo e da reflexão sobre hábitos de vida saudáveis, entre os quais, a atividade física. As atividades de natureza científico-pedagógica, centraram-se na investigação sobre estratégias pedagógicas para o ensino dos JDC-I na aula de Educação Física, enfatizando-se o potencial educativo do MCJDCI. O Estágio Pedagógico, foi uma etapa de transformação pessoal e profissional, traduzindo-se no amadurecimento e desenvolvimento de competências específicas para intervenções pedagógicas futuras, sustentadas e autónomas.
- Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco FrancoPublication . Santos, Francisco José Baeta; Lopes, Helder Manuel ArsénioO presente Relatório visa retratar todo o processo inerente ao Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira, realizado na Escola Secundária Francisco Franco no ano letivo 2018/2019. Dado que a prática profissional docente está sujeita a um conjunto de planeamentos, gestão e operacionalização de atividades e processos específicos que envolvem a comunidade educativa, os resultados que deles advêm são fontes fundamentais de aprendizagens e experiências, que são determinantes para desenvolver no estagiário competências e capacidades, essenciais para exercer esta profissão. Dentro destas capacidades e competências, destacamos as seguintes: (i) Domínio, de forma aprofundada, de conhecimentos científicos e técnicos no âmbito do ensino de Educação Física; (ii) Conhecimento pormenorizado dos programas específicos da disciplina dos diferentes níveis de ensino, adaptando de forma rentável à realidade do contexto; (ii) Promoção e dinamização do debate e reflexão da Educação, em geral, e da Educação Física em particular; (iii) Desenvolvimento da autonomia, trabalho cooperativo, comunicação e espírito crítico, demonstrando sempre, competências profissionais de ética e moral. Através deste documento, iremos descrever, analisar e refletir sobre as competências e capacidades supramencionadas, assim como, apresentar as experiências, as dificuldades e os desafios vivenciados em contexto real de docência, nomeadamente, no papel de professor estagiário de Educação Física. Destacamos, assim, os capítulos da Prática Letiva, das Ações Cientifico-Pedagógicas, das Ações de Intervenção na Comunidade Escolar e das Ações de Integração no Meio Escolar, como os que mais impacto tiveram, para a nossa formação docente.