Browsing by Author "Silva, Carla"
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- Comportamento adaptativo e perspectivação do futuro: algumas evidências nos contextos da educação e da saúdePublication . Carvalho, Renato Gil Gomes; Pocinho, Margarida; Silva, CarlaO papel do futuro no comportamento actual dos indivíduos, em particular dos jovens, tem sido alvo de atenção ao longo do tempo, destacando-se aquele que tem vindo a ser um efeito consistente de associação entre, por um lado, a perspectivação e a construção de planos de futuro – expressados pelo conceito de perspectiva temporal de futuro (PTF) – e, por outro, a expressão de comportamentos adaptativos, que contribuem para uma maior adaptação ao meio. Dois dos contextos de estudo em que essa relação é mais abordada são os da educação e da saúde, este último especificamente ao nível da promoção de comportamentos saudáveis e da prevenção de riscos. Tendo em conta estes dois contextos, o presente trabalho pretende sistematizar e discutir um conjunto de dados, resultantes de vários estudos, e que se consideram relevantes para a evidenciação dessa relação.
- Influência do género, da família e dos serviços de psicologia e orientação na tomada de decisão de carreiraPublication . Pocinho, Margarida Dias; Correia, Armando; Carvalho, Renato Gil Gomes; Silva, CarlaNeste estudo analisa-se a infl uência do género, da família e dos Serviços de Orientação Vocacional na decisão de carreira. Participaram deste estudo 1930 alunos do 10º ao 12º anos, de escolas portuguesas, respondendo ao Questionário de Difi culdades de Tomada de Decisão e a outro de recolha de dados escolares e familiares. Mais de metade apresenta indecisão vocacional. Os resultados indicam uma infl uência positiva da família na tomada de decisão, e da Orientação Vocacional na prontidão da decisão. Os rapazes consideram a orientação vocacional mais útil, apresentam maior confi ança mas menos prontidão na decisão, recorrem menos aos pais, familiares e amigos, sendo mais infl uenciáveis. As raparigas apresentam-se mais inseguras e menos informadas. A partir dos resultados, apresentam-se recomendações para as práticas de orientação vocacional.
- Programas de intervenção em contexto educativo: contributos da psicologia nas escolas da MadeiraPublication . Carvalho, Renato Gil; Silva, Carla; Pocinho, MargaridaOs serviços de psicologia e orientação (SPO) têm vindo progressivamente a assumir uma maior relevância no âmbito dos sistemas educativos. Na medida em que foram constituídos no sentido de contribuir para o sucesso e adaptação dos estudantes e maior eficácia das organizações educativas, os SPO são hoje reconhecidos como úteis e estruturam a sua intervenção em diversos níveis, desde os acompanhamentos individuais de casos até à intervenção organizacional. Um dos mecanismos que tem vindo a ser cada vez dinamizado é a intervenção por programas, considerados como uma forma económica, eficaz e que gera satisfação nos participantes. Com esta comunicação pretende-se apresentar um conjunto de programas de intervenção que têm vindo a ser implementados ao longo do tempo por parte de vários SPO na Madeira. Estes programas de investigação acção são perspectivados enquanto uma forma parcimoniosa destes serviços estruturarem a sua acção, contribuindo assim para o sucesso educativo.