Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
141.18 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Os serviços de psicologia e orientação (SPO) têm vindo progressivamente a
assumir uma maior relevância no âmbito dos sistemas educativos. Na medida em que foram
constituídos no sentido de contribuir para o sucesso e adaptação dos estudantes e maior
eficácia das organizações educativas, os SPO são hoje reconhecidos como úteis e
estruturam a sua intervenção em diversos níveis, desde os acompanhamentos individuais de
casos até à intervenção organizacional. Um dos mecanismos que tem vindo a ser cada vez
dinamizado é a intervenção por programas, considerados como uma forma económica,
eficaz e que gera satisfação nos participantes. Com esta comunicação pretende-se
apresentar um conjunto de programas de intervenção que têm vindo a ser implementados ao
longo do tempo por parte de vários SPO na Madeira. Estes programas de investigação acção são perspectivados enquanto uma forma parcimoniosa destes serviços estruturarem a
sua acção, contribuindo assim para o sucesso educativo.
Description
Keywords
Psicologia Escola Programas de intervenção Madeira (Portugal) . Escola Superior de Tecnologias e Gestão Faculdade de Artes e Humanidades
Citation
Carvalho, R. G., Silva, C., & Pocinho, M. (2010). Programas de intervenção em contexto educativo: Contributos da psicologia nas escolas da Madeira. Actas do I Simpósio Internacional ‘Contributos da psicologia em contextos educativos, 1628-1635.
Publisher
Universidade do Minho