Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Programas de intervenção em contexto educativo: contributos da psicologia nas escolas da Madeira

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Os serviços de psicologia e orientação (SPO) têm vindo progressivamente a assumir uma maior relevância no âmbito dos sistemas educativos. Na medida em que foram constituídos no sentido de contribuir para o sucesso e adaptação dos estudantes e maior eficácia das organizações educativas, os SPO são hoje reconhecidos como úteis e estruturam a sua intervenção em diversos níveis, desde os acompanhamentos individuais de casos até à intervenção organizacional. Um dos mecanismos que tem vindo a ser cada vez dinamizado é a intervenção por programas, considerados como uma forma económica, eficaz e que gera satisfação nos participantes. Com esta comunicação pretende-se apresentar um conjunto de programas de intervenção que têm vindo a ser implementados ao longo do tempo por parte de vários SPO na Madeira. Estes programas de investigação acção são perspectivados enquanto uma forma parcimoniosa destes serviços estruturarem a sua acção, contribuindo assim para o sucesso educativo.

Description

Keywords

Psicologia Escola Programas de intervenção Madeira (Portugal) . Escola Superior de Tecnologias e Gestão Faculdade de Artes e Humanidades

Citation

Carvalho, R. G., Silva, C., & Pocinho, M. (2010). Programas de intervenção em contexto educativo: Contributos da psicologia nas escolas da Madeira. Actas do I Simpósio Internacional ‘Contributos da psicologia em contextos educativos, 1628-1635.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade do Minho