Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 24
  • Ensino profissional: escolha vocacional ou escapatória para jovens em transição?
    Publication . Pereira, José António Vieira; Carvalho, Renato Gil Gomes
    O estudo das dimensões associadas às escolhas vocacionais dos estudantes na transição para o ensino secundário tem gerado interesse nas áreas da psicologia e da educação. No presente estudo comparamos estudantes de cursos profissionais com estudantes de cursos científico-humanísticos num conjunto de dimensões, nomeadamente o estatuto socioeconómico (ESE), o desempenho escolar prévio, o autoconceito de competência e os interesses profissionais. A amostra foi constituída por 150 estudantes portugueses, com idades entre os 17 e os 28 anos (M = 19.21; DP = 2.55). Os instrumentos utilizados foram um questionário sociodemográfico, a Escala de Autoconceito de Competência e o Self Directed Search. A comparação entre os estudantes do ensino profissional e os dos cursos científico-humanísticos revelou diferenças moderadas entre estes, com os primeiros, em média, a estarem integrados em agregados familiares de ESE mais baixo, a terem mais indicadores de insucesso escolar prévio e resultados médios mais elevados na dimensão resolução de problemas do autoconceito de competência. Os estudantes do ensino profissional revelaram ainda mais interesses profissionais nas dimensões realista, empreendedor e convencional.
  • Personalidade e percurso académico: uma perspectiva para além dos traços
    Publication . Carvalho, Renato G.; Novo, Rosa F.
    Nos estudos envolvendo o papel da personalidade no sucesso académico, tem predominado uma perspectiva descritiva baseada em modelos de traços. Não é, por isso, surpreendente o recurso a instrumentos de avaliação decorrentes do modelo dos cinco factores (e.g., Costa & McCrae, 1992), que têm levado a conclusões consistentes (Poropat, 2009), sobretudo quando se consideram as classificações escolares. Apesar do mérito destes estudos, há necessidade de ampliar os indicadores académicos, considerando o percurso de desenvolvimento dos jovens e avaliar outras características de personalidade potencialmente explicativas de diferentes percursos. Para estudar de forma mais compreensiva a relevância da personalidade no percurso académico importa alargar o enfoque a um maior número de variáveis significativas desse percurso, incluindo indicadores históricos, pessoais e contextuais, a adaptação sócio-emocional e ainda dimensões motivacionais. Neste trabalho, propomo-nos apresentar uma revisão dos dados, identificar algumas das linhas passíveis de investigação e discutir o papel de inventários como o MMPI-A (Butcher et al., 1992), um dos instrumentos de avaliação da personalidade mais utilizados com adolescentes.
  • Dimensões da personalidade e comportamentos de risco na adolescência: um estudo com a versão portuguesa do MMPI-A
    Publication . Carvalho, Renato G.; Novo, Rosa F.
    Neste estudo analisamos a relação entre dimensões estruturais e clínicas da personalidade e os comportamentos de risco na adolescência. Os participantes fo ram 351 estudantes do 9º ao 12º ano, com idades entre os 14 e os 18 anos, e que foram distribuídos em dois grupos, de acordo com a frequência reportada de com portamentos de risco. Os instrumentos foram a versão portuguesa do Minnesota Multiphasic Personality Inventory – Adolescent (MMPI-A) e um questionário so bre o percurso escolar, que incluiu os comportamentos de risco. Através de análise multivariada de variância, foram identificadas diferenças significativas entre os grupos, numa tendência para que a frequência de comportamentos de risco se as socie a resultados mais elevados no MMPI-A. Os resultados são discutidos numa perspectiva que enfatiza a importância da personalidade para a compreensão dos comportamentos de risco na adolescência e da existência de instrumentos de ava liação que permitam sinalizar difi culdades adaptativas, mesmo em contextos de normalidade.
  • Pessoas versus Coisas: Sobre as diferenças de género nos interesses profissionais
    Publication . Carvalho, Renato Gil Gomes
    Neste trabalho, inserido no âmbito do estudo das diferenças individuais, analisamos a relação entre o género e os interesses profi ssionais, a partir dos dados obtidos com 468 adolescentes portugueses do 9º ano de escolaridade. Através de análise multivariada de variância, verifi camos um efeito signifi cativo do género nos interesses, com o sexo masculino a revelar, em média, mais interesse pelo trabalho com coisas (áreas das tecnologias e exterior) e o sexo feminino pelo trabalho com pessoas (áreas da comunicação, serviços e arte). Apesar de este ser um padrão semelhante ao que a literatura indica, na área das ciências não foram identifi cadas diferenças. Os resultados são discutidos sob a perspetiva da necessidade de se considerar o papel do género na tomada de decisão na carreira.
  • Análise Factorial do MMPI-A: Replicação do Sumário Estrutural Original com uma Amostra Portuguesa
    Publication . Carvalho, Renato Gomes; Novo, Rosa Ferreira
    O Sumário Estrutural (SE) do MMPI-A foi desenvolvido como forma de agregar a informação relativa à personalidade e psicopatologia que este instrumento proporciona. Neste estudo, replicámos os estudos de Archer, Belevich e Elkins e de Archer e Krishnamurthy, com a amostra normativa norte-americana do MMPI-A, que basearam o SE original. Assim, analisámos a estrutura factorial dos resultados do MMPI-A obtidos com uma amostra, não clínica, de adolescentes portugueses (N=572). A análise factorial revela uma organização das escalas e subescalas do MMPI-A numa estrutura consistente com a do SE original. Os oito factores identificados, que explicam 72% da variabilidade dos resultados, foram designados de Desajustamento Global, Desinibição/Potencial Excitatório, Desconforto Social, Problemas Comportamentais, Preocupações com a Saúde, Imaturidade, Alienação Familiar e Conflitualidade, e Evitamento Social. Os resultados são discutidos face à utilidade do SE na avaliação com o MMPI-A e à investigação da personalidade e da psicopatologia em adolescentes portugueses.
  • Comportamento adaptativo e perspectivação do futuro: algumas evidências nos contextos da educação e da saúde
    Publication . Carvalho, Renato Gil Gomes; Pocinho, Margarida; Silva, Carla
    O papel do futuro no comportamento actual dos indivíduos, em particular dos jovens, tem sido alvo de atenção ao longo do tempo, destacando-se aquele que tem vindo a ser um efeito consistente de associação entre, por um lado, a perspectivação e a construção de planos de futuro – expressados pelo conceito de perspectiva temporal de futuro (PTF) – e, por outro, a expressão de comportamentos adaptativos, que contribuem para uma maior adaptação ao meio. Dois dos contextos de estudo em que essa relação é mais abordada são os da educação e da saúde, este último especificamente ao nível da promoção de comportamentos saudáveis e da prevenção de riscos. Tendo em conta estes dois contextos, o presente trabalho pretende sistematizar e discutir um conjunto de dados, resultantes de vários estudos, e que se consideram relevantes para a evidenciação dessa relação.
  • Personalidade e autoavaliação global como estudante: alguns indicadores com um modelo multimonial
    Publication . Carvalho, Renato G.; Novo, Rosa F.
    Neste trabalho analisamos a relação entre a personalidade e o modo como os adolescentes se autoavaliam globalmente como estudantes. Participaram 351 adolescentes dos 14 aos 18 anos, distribuídos por vários níveis de escolaridade. Para avaliar a personalidade, utilizámos o Sumário Estrutural da versão portuguesa do Minnesota Multiphasic Personality Inventory – Adolescent, e um questionário de autoavaliação como estudante, com quatro categorias de resposta possíveis, entre Abaixo da Média e Muito Bom. Num modelo de regressão multinomial identificámos a personalidade como preditor da autoavaliação que os adolescentes fazem de si como estudantes, destacando-se os resultados nas dimensões Imaturidade e Desajustamento Global, o que enfatiza a importância da autorregulação e controlo dos impulsos, bem como da emocionalidade positiva, no modo como os adolescentes se autoavaliam. Os resultados são discutidos considerando o papel da organização da personalidade, não só nos padrões de comportamento observável, como também nas autoavaliações e perceções subjetivas dos indivíduos.
  • A dimensão relacional da intervenção dos serviços de psicologia nas escolas
    Publication . Carvalho, Renato Gil Gomes
    As transformações das sociedades nos últimos anos remetem para a necessidade de ajustamentos e novas dinâmicas de acção nos sistemas educativos e nas relações entre os seus agentes. À educação e formação de cidadãos têm-se vindo a associar novos profissionais, designadamente os psicólogos, de quem se espera um contributo para a eficácia dos sistemas educativos no cumprimento da sua missão. Defende-se, porém, que essa intervenção seja desenvolvida de um modo específico e marcada pela integração na comunidade educativa, pela colaboração e pela prevenção. Aborda-se, assim, a intervenção do psicólogo na escola, identificando algumas dinâmicas da sua intervenção e sugerindo alguns aspectos que a devem caracterizar.
  • Características da personalidade e relacionamento interpessoal na adolescência
    Publication . Carvalho, Renato Gil; Novo, Rosa Ferreira
    Neste estudo, analisamos a relação entre as dificuldades interpessoais na adolescência e dimensões estruturais e clínicas da personalidade, avaliadas pela versão experimental portuguesa do Minnesota Multiphasic Personality Inventory – Adolescent (MMPI-A). Participaram neste estudo 351 estudantes do 9º ao 12º ano, com idades entre os 14 e os 18 anos. Os instrumentos utilizados foram a versão portuguesa do MMPI-A e o Questionário sobre o Percurso Escolar, construído para esta investigação. De acordo com a frequência reportada de dificuldades interpessoais, sobretudo em contexto escolar, constituíram-se dois grupos de estudantes, os quais foram comparados nos resultados do MMPI-A. As análises multivariadas (MANOVAs) revelaram diferenças significativas entre os grupos nas dimensões que sugerem perturbações de personalidade. Os resultados são analisados numa perspectiva que enfatiza a importância da personalidade na vida escolar na adolescência e na distinção de padrões mais ou menos adaptativos de comportamento.
  • Quantitative and qualitative assessment of adolescents’ future time perspectives
    Publication . Carvalho, Renato Gomes
    Developing perspectives concerning the future in adolescence has been associated with several adaptive behaviors in school context. However, a need to understand how these prospects are build remains. In this paper, two studies on adolescents’ future time perspective (FTP) are presented, highlighting its connection to the present experience. Participants were adolescents, aged 14 to 18. In the first study (N = 551), it is analyzed the factorial structure of a questionnaire designed to assess FTP in school context. A significant association of academic performance with FTP was found. In the second study (N = 11), through an analysis, based on Grounded Theory, to qualitative data derived from interviews, it was found that adolescents think considerably about their future, despite showing to be predominantly focused on career related dimensions. The influence on prospective thinking of both educational agents of the participation in multiple activities was also identified.