Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
75.12 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Nos estudos envolvendo o papel da personalidade no sucesso académico, tem
predominado uma perspectiva descritiva baseada em modelos de traços. Não é, por
isso, surpreendente o recurso a instrumentos de avaliação decorrentes do modelo
dos cinco factores (e.g., Costa & McCrae, 1992), que têm levado a conclusões
consistentes (Poropat, 2009), sobretudo quando se consideram as classificações
escolares. Apesar do mérito destes estudos, há necessidade de ampliar os
indicadores académicos, considerando o percurso de desenvolvimento dos jovens e
avaliar outras características de personalidade potencialmente explicativas de
diferentes percursos. Para estudar de forma mais compreensiva a relevância da
personalidade no percurso académico importa alargar o enfoque a um maior
número de variáveis significativas desse percurso, incluindo indicadores históricos,
pessoais e contextuais, a adaptação sócio-emocional e ainda dimensões
motivacionais. Neste trabalho, propomo-nos apresentar uma revisão dos dados,
identificar algumas das linhas passíveis de investigação e discutir o papel de
inventários como o MMPI-A (Butcher et al., 1992), um dos instrumentos de
avaliação da personalidade mais utilizados com adolescentes.
Description
Keywords
Personalidade Percurso académico Avaliação psicológica MMPI-A . Escola Superior de Tecnologias e Gestão
Citation
Carvalho, R. G., & Novo, R. F. (2010). Personalidade e Percurso Acadêmico: Uma perspectiva para além dos traços. Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 239-254.
Publisher
Universidade do Minho