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Authors
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Abstract(s)
Developing perspectives concerning the future in adolescence has been associated with several adaptive
behaviors in school context. However, a need to understand how these prospects are build remains. In this paper, two
studies on adolescents’ future time perspective (FTP) are presented, highlighting its connection to the present experience.
Participants were adolescents, aged 14 to 18. In the first study (N = 551), it is analyzed the factorial structure of a
questionnaire designed to assess FTP in school context. A significant association of academic performance with FTP was
found. In the second study (N = 11), through an analysis, based on Grounded Theory, to qualitative data derived from
interviews, it was found that adolescents think considerably about their future, despite showing to be predominantly
focused on career related dimensions. The influence on prospective thinking of both educational agents of the participation
in multiple activities was also identified.
O desenvolvimento de perspectivas temporais de futuro (PTF) na adolescência tem sido associado a comportamentos adaptativos em contexto escolar. Contudo, persiste a necessidade de compreensão de como essas PTF são construídas. Neste trabalho, apresentamos dois estudos sobre a PTF, destacando a sua ligação com a experiência presente. Os participantes foram adolescentes com idades entre 14 e 18 anos. No primeiro estudo (N = 551), analisamos a estrutura fatorial de um questionário construído para avaliar a PTF em contexto escolar. Identificamos uma associação significativa entre desempenho académico e PTF. No segundo estudo (N = 11), através de uma análise, fundada na Grounded Theory, de dados qualitativos decorrentes de entrevistas, verificamos que os adolescentes se preocupam com o seu futuro, referindo-se predominantemente a dimensões relacionadas com a carreira. Tais resultados apontam ainda para a influência que diferentes agentes educativos e a participação em múltiplas atividades têm no seu pensamento prospetivo.
O desenvolvimento de perspectivas temporais de futuro (PTF) na adolescência tem sido associado a comportamentos adaptativos em contexto escolar. Contudo, persiste a necessidade de compreensão de como essas PTF são construídas. Neste trabalho, apresentamos dois estudos sobre a PTF, destacando a sua ligação com a experiência presente. Os participantes foram adolescentes com idades entre 14 e 18 anos. No primeiro estudo (N = 551), analisamos a estrutura fatorial de um questionário construído para avaliar a PTF em contexto escolar. Identificamos uma associação significativa entre desempenho académico e PTF. No segundo estudo (N = 11), através de uma análise, fundada na Grounded Theory, de dados qualitativos decorrentes de entrevistas, verificamos que os adolescentes se preocupam com o seu futuro, referindo-se predominantemente a dimensões relacionadas com a carreira. Tais resultados apontam ainda para a influência que diferentes agentes educativos e a participação em múltiplas atividades têm no seu pensamento prospetivo.
Description
Keywords
Time perspective Adolescents Schools Quantitative research Qualitative research Perspectiva de tempo Adolescentes Escolas Pesquisa quantitativa Pesquisa qualitativa . Escola Superior de Tecnologias e Gestão
Citation
Carvalho, R. G. (2015). Quantitative and qualitative assessment of adolescents’ future time perspectives. Paidéia (Ribeirão Preto), 25(61), 163-172. doi:10.1590/1982-43272561201504
Publisher
Universidade de São Paulo