Browsing by Author "Silva, Maria da Paz Pereira da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- As práticas pedagógicas na iniciação científica no ensino médio no Colégio Estadual Walter BrandãoPublication . Silva, Maria da Paz Pereira da; Fraga, Nuno Miguel da Silva; Bello, OlidneriEste estudo teve como finalidade compreender as práticas pedagógicas no Colégio Estadual Walter Brandão, Jaguararí-Ba - Brasil. O objeto de estudo foi a Iniciação Científica (IC) no Ensino Médio com perspectiva de uma possível inovação pedagógica reflexo da interação entre aluno/professor. A metodologia usada na pesquisa de cunho qualitativo apresentou métodos que contribuíram para desenvolvê-la, também a coordenadora pedagógica, a professora, os alunos da 2ª série do EM. Observaram-se, implicações e perspectivas do ensino aprendizagem de IC quanto à construção de saberes essênciais coerentes as demandas culturais, sociais e históricas. Considerando que através dos projetos e oficinas pedagógicas surjam indícios de práticas inovadoras, que é o foco da pesquisa e verificar se havia Inovação Pedagógica nas práticas pedagógicas de IC. Para embasamento, utilizaram-se, referências como: Fino, Papert, Behrens, Moraes, Toffler, Macedo, Freire, Alvarenga, Farias, dentre outros. A abordagem qualitativa é subsídio essencial para recolher dados a fim de descobrir inovação nas práticas de ensino. Percebeu-se no modo como acontece o aprender em IC, indício de inovação pedagógica, pois os alunos a todo o momento, questionavam, pesquisavam e inventavam meios diferentes de aprender. Isso gerava interação social, afetividade, autoconfiança e autonomia aos estudantes. Aplicou-se a metodologia, técnicas de análise de recolha de dados diferentes tais como: observação direta, entrevista aberta, diário de campo, questionário, grupo focal e registros fotográficos, que respaldaram o desenvolvimento da pesquisa e também a construção de conceitos essenciais para o investigador evidenciar sua teoria. Após a realização da pesquisa análise das práticas metodológicas, concluímos: o que vivenciamos poderá instigar modificações no ensino capazes de provocar rupturas na educação tradicional promovendo inovação pedagógica nas práticas pedagógicas de IC no Colégio Estadual Walter Brandão na cidade de Jaguararí- Ba/Brasil.