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- A produção de memoriais autobiográficos: possibilidade de inovação pedagógicaPublication . Guedes, Neuma de Sá; Gouveia, Maria Fernanda Baptista Pestana; Reis, Edmerson dos SantosEste estudo se debruça sobre o trabalho pedagógico com memoriais autobiográficos no âmbito do curso de Pedagogia do Departamento de Ciências Humanas/III, da Universidade do Estado da Bahia, na cidade de Juazeiro-BA, buscando analisar os indícios de inovação pedagógica emergentes neste trabalho, a partir, principalmente, de três aspectos: a experiência pessoal de docentes e discentes com os memoriais autobiográficos; os vínculos dessa experiência com a formação em Pedagogia e o desenvolvimento e aprimoramento da própria prática da escrita acadêmica. Buscou-se compreender a natureza singular da inovação pedagógica nessas práticas, bem como as narrativas autobiográficas em forma de memoriais como dispositivos, pedagogicamente, inovadores no ensino, na pesquisa e na formação, contando com a colaboração teórica de pesquisadores da Universidade da Madeira, em Portugal, onde este estudo se situa institucionalmente, e de outros pesquisadores que oferecem suas contribuições ao tema, a exemplo de Alvin Toffler, António Nóvoa, Boaventura de Sousa Santos, Carlos Fino, Conceição Passeggi, Dermeval Saviani, Elizeu C. Souza, Edgard Morin, Jorge Larrosa, José C. Libâneo, Marie-Cristhine Josso, Paulo Freire, Roberto S. Macedo, Thomas Kuhn, Walter Benjamin, dentre outros. A abordagem metodológica qualitativa inspirou-se na Etnopesquisa Crítica e Multirreferencial, ancorada na etnografia, tendo como dispositivos de pesquisa a observação participante, grupos focais e entrevistas abertas. De acordo com os resultados obtidos, pôde-se afirmar que a produção de memorial autobiográfico, enquanto prática pedagógica no âmbito da formação superior, revelou-se inovadora, complexa e multirreferencial no processo de sua construção, na articulação dos saberes necessários à docência e na condição de aprimoramento da escrita acadêmica.
- As práticas pedagógicas na iniciação científica no ensino médio no Colégio Estadual Walter BrandãoPublication . Silva, Maria da Paz Pereira da; Fraga, Nuno Miguel da Silva; Bello, OlidneriEste estudo teve como finalidade compreender as práticas pedagógicas no Colégio Estadual Walter Brandão, Jaguararí-Ba - Brasil. O objeto de estudo foi a Iniciação Científica (IC) no Ensino Médio com perspectiva de uma possível inovação pedagógica reflexo da interação entre aluno/professor. A metodologia usada na pesquisa de cunho qualitativo apresentou métodos que contribuíram para desenvolvê-la, também a coordenadora pedagógica, a professora, os alunos da 2ª série do EM. Observaram-se, implicações e perspectivas do ensino aprendizagem de IC quanto à construção de saberes essênciais coerentes as demandas culturais, sociais e históricas. Considerando que através dos projetos e oficinas pedagógicas surjam indícios de práticas inovadoras, que é o foco da pesquisa e verificar se havia Inovação Pedagógica nas práticas pedagógicas de IC. Para embasamento, utilizaram-se, referências como: Fino, Papert, Behrens, Moraes, Toffler, Macedo, Freire, Alvarenga, Farias, dentre outros. A abordagem qualitativa é subsídio essencial para recolher dados a fim de descobrir inovação nas práticas de ensino. Percebeu-se no modo como acontece o aprender em IC, indício de inovação pedagógica, pois os alunos a todo o momento, questionavam, pesquisavam e inventavam meios diferentes de aprender. Isso gerava interação social, afetividade, autoconfiança e autonomia aos estudantes. Aplicou-se a metodologia, técnicas de análise de recolha de dados diferentes tais como: observação direta, entrevista aberta, diário de campo, questionário, grupo focal e registros fotográficos, que respaldaram o desenvolvimento da pesquisa e também a construção de conceitos essenciais para o investigador evidenciar sua teoria. Após a realização da pesquisa análise das práticas metodológicas, concluímos: o que vivenciamos poderá instigar modificações no ensino capazes de provocar rupturas na educação tradicional promovendo inovação pedagógica nas práticas pedagógicas de IC no Colégio Estadual Walter Brandão na cidade de Jaguararí- Ba/Brasil.