Browsing by Author "Sousa, Carolina Fernandes de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Sousa, Carolina Fernandes de; Camacho, Maria José de JesusO atual relatório foi concretizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico com a finalidade de obter o grau de mestre. Este documento abarca as práticas pedagógicas realizadas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estas foram realizadas no Semi-Internato de Santa Clara, mais especificamente, na sala dos Amores-perfeitos. O segundo estágio realizou-se na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar de São Roque, nomeadamente, no edifício de Lombo Segundo com uma turma que se encontrava no 4.º ano de escolaridade. Por fim, a última prática concretizou-se na Escola Básico do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ladeira, numa turma de 1.º ano de escolaridade. Ao longo das intervenções pedagógicas foram realizados projetos de Investigação-Ação de modo a colmatar as problemáticas levantadas ao longo dos estágios. É de salientar, ainda, que as ações desempenhadas, no decorrer das práticas, proporcionaram aprendizagens significativas e cooperativas com o objetivo de promover o desenvolvimento das crianças e dos alunos ao longo dos diversos momentos de aprendizagem. Desta forma, foi essencial pesquisar e analisar todo o conhecimento teórico de modo a sustentar toda a metodologia utilizada. Desta maneira, o presente relatório contém um enquadramento teórico e metodológico, que fundamentará a prática pedagógica. Esta será refletida após a parte teórica. Existindo, assim, no presente relatório duas partes: Parte I que é a parte teórica, isto é, as bases que sustentaram a intervenção e a Parte II que está relacionada com as intervenções realizadas nas diferentes valências. Assim sendo, existe uma articulação entre a teoria e a prática concretizada. Para terminar, importa referir que neste documento será exposta uma análise crítica, reflexiva e fundamentada. Esta reflexão torna-se fulcral para o docente pois só assim é possível evoluir ao longo das suas ações educativas colmatando as problemáticas encontradas.
