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- Autodeterminação e dificuldade intelectual e desenvolvimental: o confronto de perceções pessoais dos participantes, dos encarregados de educação e dos técnicosPublication . Moniz, Sara Maria Ascensão; Beja, Maria João Gouveia Pereira; Miranda, Lúcia do Rosário Cerqueira deNos últimos anos a investigação tem demonstrado a importância da autodeterminação na vida das pessoas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID), salientando-se que estas pessoas devem ter a possibilidade de estar informadas, de participarem e trabalharem nas suas comunidades, tomando as suas próprias decisões e fazendo as suas escolhas. Embora os estudos existentes destaquem a importância de se promover a autodeterminação nas pessoas com DID, bem como o importante papel que os profissionais e a família podem oferecer nesta área a investigação é ainda incipiente. Este estudo pretende descrever e analisar as perceções sobre autodeterminação de um grupo de oito participantes-adultos com DID, comparando as suas perceções com as dos seus Encarregados de Educação e Técnicos que com eles trabalham num Centro de Atividades Ocupacionais (CAO). Para o efeito usou-se a Escala ARC-INICO (Verdugo et al., 2014) para avaliar a autodeterminação dos participantes com DID e dois questionários construídos pela autora deste estudo a partir da ARC-INICO, que foram aplicados aos Encarregados de Educação e aos Técnicos. Os resultados revelam que os participantes com DID do género masculino apresentam perceções de autodeterminação mais positivas do que os participantes com DID do género feminino. Constatou-se que os EE e os TE possuem perceções favoráveis relativamente à autodeterminação dos seus educandos. Por fim, que os participantes com DID têm tendência para autoavaliar as suas competências de autodeterminação de forma mais positiva do que os seus educadores. Espera-se que este estudo possa contribuir para uma reflexão sobre a necessidade de se avaliar e promover as competências de autodeterminação junto das pessoas com DID.
- Abuso cibernético nas relações dos jovens adultos: relação entre o uso problemático de internet, recurso a estratégias cibernéticas abusivas e existência de traços de psicopatiaPublication . Saial, Ana Cristina Gama; Portugal, Alda Patrícia MarquesAs Tecnologias de Informação e Comunicação vieram revolucionar a forma como comunicamos e marcam presença constante no quotidiano dos jovens. A experienciar as suas primeiras relações afetivas, os jovens adultos recorrem às tecnologias para comunicar com o parceiro íntimo. Se por um lado estes meios de comunicação podem aproximar os jovens, por outro servem de veículo para situações de abuso. Considerando estes elementos, esta investigação teve por objetivo estudar a relação entre o uso problemático da internet, traços de psicopatia e comportamentos de abuso cibernético. A amostra é constituída por 105 jovens, 85 raparigas e 20 rapazes, com uma idade média de 23.2 (DP = 3.65). Os resultados indicaram que há um forte uso das tecnologias para manter a comunicação com o parceiro. Já nos resultados do abuso cibernético foi percetível a elevada prevalência de comportamentos de vitimação e perpetração, com especial destaque para a dimensão do controlo. Não se encontraram diferenças no abuso cibernético entre rapazes e raparigas. Por fim, o estudo da relação entre os traços de psicopatia, uso problemático na internet e comportamentos de abuso cibernético não apresentou relevância estatística. Este estudo permitiu perceber que os comportamentos de abuso cibernético são transversais a ambos os sexos e apresentam uma tendência de crescimento da sua prevalência.
- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Sousa, Carolina Fernandes de; Camacho, Maria José de JesusO atual relatório foi concretizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico com a finalidade de obter o grau de mestre. Este documento abarca as práticas pedagógicas realizadas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estas foram realizadas no Semi-Internato de Santa Clara, mais especificamente, na sala dos Amores-perfeitos. O segundo estágio realizou-se na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar de São Roque, nomeadamente, no edifício de Lombo Segundo com uma turma que se encontrava no 4.º ano de escolaridade. Por fim, a última prática concretizou-se na Escola Básico do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ladeira, numa turma de 1.º ano de escolaridade. Ao longo das intervenções pedagógicas foram realizados projetos de Investigação-Ação de modo a colmatar as problemáticas levantadas ao longo dos estágios. É de salientar, ainda, que as ações desempenhadas, no decorrer das práticas, proporcionaram aprendizagens significativas e cooperativas com o objetivo de promover o desenvolvimento das crianças e dos alunos ao longo dos diversos momentos de aprendizagem. Desta forma, foi essencial pesquisar e analisar todo o conhecimento teórico de modo a sustentar toda a metodologia utilizada. Desta maneira, o presente relatório contém um enquadramento teórico e metodológico, que fundamentará a prática pedagógica. Esta será refletida após a parte teórica. Existindo, assim, no presente relatório duas partes: Parte I que é a parte teórica, isto é, as bases que sustentaram a intervenção e a Parte II que está relacionada com as intervenções realizadas nas diferentes valências. Assim sendo, existe uma articulação entre a teoria e a prática concretizada. Para terminar, importa referir que neste documento será exposta uma análise crítica, reflexiva e fundamentada. Esta reflexão torna-se fulcral para o docente pois só assim é possível evoluir ao longo das suas ações educativas colmatando as problemáticas encontradas.
- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Gonçalves, Tânia Sofia Pereira; Camacho, Maria José de JesusEste relatório tem como propósito refletir acerca das práticas pedagógicas efetuadas em contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, assim como dar a conhecer os pressupostos teóricos e metodológicos que orientaram a minha ação pedagógica. A prática pedagógica realizada na valência de Educação Pré-Escolar, concretizou-se na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar do Areeiro e Lombada. Por sua vez, as práticas pedagógicas em contexto de 1.º Ciclo ocorreram na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar de São Martinho, numa turma de 4.º ano e, posteriormente, numa turma de 1.º ano de escolaridade. A articulação entre a teoria e a prática decorrente da profissão docente é essencial, uma vez que carece de uma procura constante de respostas que viabilizam uma melhoria da ação docente, assim como uma adequação aos interesses e necessidades das crianças com quem interagem. Assim, o docente, como investigador e reflexivo, deve considerar a metodologia de Investigação-ação como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da sua prática educativa. Neste sentido, procurou-se responder às problemáticas identificadas em contexto da Educação Pré-Escolar, bem como no 1.º Ciclo do Ensino Básico, através da promoção de estratégias de intervenção. Em conformidade com o que foi aludido surgiu no contexto da Educação Pré Escolar a questão: Como desenvolver um trabalho inclusivo promovendo todas as áreas de desenvolvimento preconizados para as crianças da Sala Amarela? Analogamente, nas práticas pedagógicas no 1º ciclo do Ensino Básico emergiram as questões: Como desenvolver nos alunos do 4.ºA competências de cidadania no âmbito do saber estar e saber ouvir? e Como ajudar os alunos do 1.ºA a gerir de forma equilibrada as suas emoções?