Browsing by Author "Sousa, Diogo Ângelo Ferreira"
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- Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da SilvaPublication . Sousa, Diogo Ângelo Ferreira; Alves, José Ricardo Velosa Barreto Ferreira; Nóbrega, José AdéritoO documento que aqui se apresenta emerge de um processo de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva (EBSAAS), inserido no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira. No decorrer deste estágio pedagógico foram realizadas diversas atividades, onde a ilustração do desenvolvimento e atuação de um professor estagiário na disciplina de Educação Física, nessas mesmas atividades, foi finalidade central deste relatório de estágio. Este documento, muito mais do que meio de ilustração e relato de uma atuação no contexto escolar, tem como objetivo primordial demostrar um conjunto de reflexões e análises realizadas, pelo aluno/docente em questão, com o propósito de avaliar as maiores aprendizagens verificadas pelo mesmo, no decorrer de um processo trabalhoso, que é o estágio pedagógico. No decorrer do processo foram desempenhadas funções que vão além da orientação e gestão de um conjunto de tarefas adjacentes à lecionação de diversas aulas, no contexto de uma turma. Este caráter multifacetado e complexo do estágio solicitou uma grande variedade de comportamentos ao professor estagiário, que resultou na construção e edificação de um processo formativo muito mais fortificado e solidificado. Este processo de formação foi caraterizado pela capacidade de implementação e controlo de uma metodologia eficaz e flexível, possibilitadora de uma enorme capacidade de adaptação a situações futuras, tendo sido visto como um meio para provocar transformações. A estrutura organizativa complexa que a escola apresenta leva à necessidade do professor estagiário vivenciar diversas experiências e situações. O conjunto variado de atividades proporcionadas, por este processo de formação inicial, foram peça fundamental na preparação do docente em causa, na tentativa de diminuir o choque inicial causado pela inserção na docência. O estágio Pedagógico, que aqui se apresenta, levou a que se concluísse que as ferramentas que um professor de Educação Física adquire, na procura de aulas eficazes, não são todas adquiridas nos anos antecedentes à atividade docente. Nesta ordem de ideias as competências de um professor são espelho da capacidade que este desenvolve no ato de “mexer com a prática”, onde, com o recurso ao laboratório das aulas, cria e modifica as aprendizagens adquiridas progressivamente. Com isto, o estágio pedagógico foi um meio requintado de transformação do Homem (professor estagiário), que possibilitou a compreensão do fenómeno, assim como do desenvolvimento da capacidade de atuar e manipular as variáveis do contexto escolar.
