Browsing by Author "Viana, Suzana Nery"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Perceção de professores sobre o uso das tecnologias nas suas práticas durante a pandemiaPublication . Viana, Suzana Nery; Correia, Fernando; Simas, Simone Silva; Cavalcante, Maria Suely; Correia, Fernando Luís Sousa
- Práticas pedagógicas na aprendizagem da matemática no Ensino Médio de uma escola pública estadual, pertencente à GRE Recife Norte, Pernambuco - Brasil: um olhar etnográficoPublication . Viana, Suzana NeryA inovação pedagógica pode ser compreendida como a ruptura de paradigmas, implicando em mudanças no fazer pedagógico; está baseada em intervenções e decisões para tornar o estudante um ser autônomo. Dessa forma, essa dissertação, que tem como título “Práticas Pedagógicas na Aprendizagem da Matemática no Ensino Médio de uma Escola Pública Estadual, pertencente à GRE Recife Norte, Pernambuco - Brasil: Um olhar etnográfico”, centraliza a seguinte problematização: existe inovação nas práticas pedagógicas de Matemática na turma do 2º/3° Ano “C” do Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino Médio de Beberibe? Tomou-se, como objetivo geral da pesquisa, investigar se existe inovação nas práticas pedagógicas de Matemática na referida turma. Como objetivos específicos, elencamos: i) aprofundar o conceito de Inovação Pedagógica; ii) observar as práticas pedagógicas na aprendizagem da Matemática na turma de 2º/3° Ano “C” da Escola de Referência em Ensino Médio de Beberibe; iii) interpretar os dados que foram apresentados durante as observações das práticas pedagógicas na aprendizagem da Matemática; e, por fim, iv) verificar se existe inovação nas práticas pedagógicas na aprendizagem da Matemática. Assim, a investigação adotou uma abordagem qualitativa, de cunho etnográfico. Foram utilizadas técnicas de coleta de dados e a observação participante, além da análise de documentos; o diário de campo; fotografias e entrevistas, para compreender a realidade do fenômeno analisado. Os resultados apontaram que há inovação pedagógica no fazer cotidiano em sala de aula; nesse cenário, os estudantes demonstraram protagonismo de seu próprio aprendizado. Na mesma direção, a didática do professor contribuiu para contextualização dos saberes apreendidos, mediados pela interação entre todos, na forma de incluir, conceber, vivenciar e praticar a inovação pedagógica.
