Browsing by Issue Date, starting with "2011-10"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- A fast method using a new hydrophilic–lipophilic balanced sorbent in combination with ultra-high performance liquid chromatography for quantification of significant bioactive metabolites in winesPublication . Silva, Catarina L.; Pereira, Jorge; Wouter, Van G.; Giró, Carme; Câmara, José S.This manuscript describes the development and validation of an ultra-fast, efficient, and high throughput analytical method based on ultra-high performance liquid chromatography (UHPLC) equipped with a photodiode array (PDA) detection system, for the simultaneous analysis of fifteen bioactive metabolites: gallic acid, protocatechuic acid, (−)-catechin, gentisic acid, (−)-epicatechin, syringic acid, p-coumaric acid, ferulic acid, m-coumaric acid, rutin, trans-resveratrol, myricetin, quercetin, cinnamic acid and kaempferol, in wines. A 50-mm column packed with 1.7-μm particles operating at elevated pressure (UHPLC strategy) was selected to attain ultra-fast analysis and highly efficient separations. In order to reduce the complexity of wine extract and improve the recovery efficiency, a reverse-phase solid-phase extraction (SPE) procedure using as sorbent a new macroporous copolymer made from a balanced ratio of two monomers, the lipophilic divinylbenzene and the hydrophilic N-vinylpyrrolidone (Oasis™ HLB), was performed prior to UHPLC–PDA analysis. The calibration curves of bioactive metabolites showed good linearity within the established range. Limits of detection (LOD) and quantification (LOQ) ranged from 0.006 μg mL−1 to 0.58 μg mL−1, and from 0.019 μg mL−1 to 1.94 μg mL−1, for gallic and gentisic acids, respectively. The average recoveries ± SD for the three levels of concentration tested (n = 9) in red and white wines were, respectively, 89 ± 3% and 90 ± 2%. The repeatability expressed as relative standard deviation (RSD) was below 10% for all the metabolites assayed. The validated method was then applied to red and white wines from different geographical origins (Azores, Canary and Madeira Islands). The most abundant component in the analysed red wines was (−)-epicatechin followed by (−)-catechin and rutin, whereas in white wines syringic and p-coumaric acids were found the major phenolic metabolites. The method was completely validated, providing a sensitive analysis for bioactive phenolic metabolites detection and showing satisfactory data for all the parameters tested. Moreover, was revealed as an ultra-fast approach allowing the separation of the fifteen bioactive metabolites investigated with high resolution power within 5 min.
- Interferómetros modais em fibra óptica para aplicações sensorasPublication . Nascimento, Ivo Maciel; Baptista, José Manuel Rocha Teixeira; Jorge, Pedro Alberto da SilvaOs sensores em fibra óptica têm vindo a ganhar uma importância crescente na área dos sensores, devido à sua imunidade a interferências electromagnéticas, elevada sensibilidade, peso reduzido, baixas perdas e grande largura de banda. Estes sensores tornam-se importantes porque permitem a medição de um grande número de mensurandos, como por exemplo: estiramento, temperatura, índice de refracção externo e torção. Neste trabalho implementaram-se dois sensores intermodais em fibra óptica e efectuouse a sua caracterização em termos de resposta à temperatura e a variações de índice de refracção, utilizando um analisador de espectros ópticos (OSA). Desenvolveu-se também um programa de simulação, em LabVIEW, que permite analisar diferentes tipos de interferómetros com cavidades ressonantes simples ou múltiplas. Foram avaliadas três configurações distintas: a primeira utilizando uma rede de Bragg (FBG) e a reflexão de Fresnel na extremidade da fibra; a segunda utilizando duas FBGs com características espectrais idênticas, e a terceira utilizando as duas FBGs idênticas combinadas com a reflexão de Fresnel na extremidade da fibra. O programa permite observar o espectro resultante dos interferómetros com cavidades de diferentes comprimentos e aplicar as técnicas de detecção de sinal pseudo-heteródina e três técnicas heteródinas. Simulando incrementos de estiramento, de temperatura ou de alteração do índice de refracção externo aplicados aos interferómetros é ainda possível observar e prever o comportamento do espectro dos sensores e efectuar uma análise da fase e da amplitude dos diversos harmónicos. Implementou-se um sistema que emprega um laser DFB (Distributed FeedBack) e que recorre à instrumentação virtual, em LabVIEW, para registar a resposta dos sensores interferométricos, empregando as técnicas de detecção de sinal utilizadas na simulação. Por último, estudou-se interferómetros com cavidades formadas por CFBGs (Chirped Fiber Bragg Gratings) com intuito de explorar a sua sensibilidade em termos de temperatura e estiramento, e efectuar uma comparação com as cavidades formadas por FBGs normais.
- Diferenciação pedagógica no primeiro ciclo do ensino básico: o contributo da formação contínua de professoresPublication . Silva, Betty Concepcion Gonçalves Gomes da; Sousa, Jesus Maria Angélica FernandesA Lei n.º 46/86 do Sistema Educativo conduziu à massificação escolar e o nosso país deparou-se com uma questão no campo educacional, aportando duas situações distintas: por um lado, os efeitos da globalização, afirmando o direito à educação para todos e, por outro, a existência de um currículo uniforme intersectando um público escolar cada vez mais heterogéneo cujos educandos revelavam níveis socioculturais diversos. Neste contexto, surgiu a necessidade de se repensar o processo educativo relativamente à problemática que se colocava em torno de um currículo comum e universal para todos os alunos generalizando-se, nos finais do século XX, o conceito de diferenciação curricular. Os professores passaram a confrontar-se, cada vez mais, com o grande desafio de adequar as estratégias de ensino às especificidades apresentadas pelos seus educandos. Por outro lado, o desenvolvimento registado nos últimos vinte anos ao nível da tecnologia e dos meios de comunicação social permitiu, igualmente, algumas alterações ao nível da interacção pedagógica existente entre professores e alunos. O autoritarismo praticado durante muito tempo pelos professores deixou de afirmar-se com a mesma intensidade. Na escola actual, o aluno espera ser considerado como uma pessoa portadora de sentimentos e de um capital sociocultural que devem ser tidos em conta no processo de ensino-aprendizagem. Os processos de Formação Contínua, aliados a uma postura supervisiva da própria prática docente, podem servir para favorecer a promoção de estratégias pedagógicas diferenciadas que permitam ampliar a qualidade das aprendizagens efectivadas pelos educandos. O tema de investigação proposto assume, nos dias de hoje, uma importância crucial. É urgente reafirmar que o aluno é o foco central de todo o processo educativo, procurando realçar a importância cada vez mais crescente que está associada ao conceito de diferenciação pedagógica.
- O desenvolvimento da reflexão em contexto de supervisão da prática pedagógicaPublication . Santos, Simone Verónica Serrão dos; Sousa, Jesus Maria Angélica FernandesO presente estudo intitulado “O Desenvolvimento da Reflexão em Contexto de Supervisão da Prática Pedagógica” aborda a temática da Supervisão da Prática Pedagógica e da Prática Reflexiva. De natureza qualitativa, procura apurar se a supervisão da prática pedagógica constitui uma actividade promotora de reflexão, concentrando-se no estudo das estratégias utilizadas para a sua promoção e dos constrangimentos que se colocam ao seu desenvolvimento. Para tal, procurámos conhecer as concepções e práticas de nove educadores cooperantes que supervisionaram a prática pedagógica desenvolvida pelos alunos do primeiro ano do segundo ciclo em Educação Pré-Escolar e Ensino do primeiro ciclo do Ensino Básico na Universidade da Madeira, no ano lectivo de 2010/2011 em contexto pré-escolar, e ainda quatro estagiários e o respectivo professor orientador. Assim, a pesquisa efectivada a partir de entrevista e de observação, permitiu conhecer as concepções dos sujeitos sobre o papel do supervisor e a importância conferida à prática da reflexão e o modo como esta é percepcionada e operacionalizada no contexto de supervisão da prática pedagógica. Em síntese, o estudo apresenta a supervisão da prática pedagógica como um ambiente formativo estimulador da reflexão sobre as práticas. Valorizada desde o início da formação, a reflexão é entendida como uma condição em educação e um meio potenciador de uma melhor e mais fundamentada actuação. Neste contexto, o supervisor é encarado como alguém que ensina, que apoia e que intervém quando necessário. A promoção da reflexão por parte do supervisor, implica que este fomente espaços de planeamento e de reflexão, assentes no diálogo, na disponibilidade, na abertura, na partilha de conhecimentos e na receptividade, e nos quais assuma o papel de estimulador, questionador e orientador. Considerado como modelo, uma postura reflexiva da sua parte contribui para que uma mesma seja adoptada pelos formandos.
- A criança e as emoções na escola dos corações: um estudo sobre a eficácia de um programa de desenvolvimento do conhecimento emocionalPublication . Pereira, Carla José Carreira; Soares, Maria Luísa PereiraAs transições na vida da criança são verdadeiramente importantes, pelo que devemos assegurar que sejam bem sucedidas. É fundamental para o seu bem-estar físico, social, emocional e cognitivo, uma educação de qualidade, desde os primeiros anos de vida, determinante para o seu sucesso educativo. A qualidade da vinculação antecipa os mecanismos da transição, permitindo o desenvolvimento da capacidade de regular emoções, possibilitando assim, que se adapte melhor às separações e às mudanças. As crianças desenvolvem gradualmente a competência de identificar emoções, de reconhecer o significado das expressões faciais, e de compreender o modo como as caraterísticas das situações podem afetar as emoções dos outros. A presente investigação insere-se no domínio do desenvolvimento emocional da criança e tem como principal objetivo destacar a importância do conhecimento emocional como fator relevante na transição entre o Pré – Escolar e o 1º CEB, através da avaliação da eficácia de um programa de desenvolvimento do conhecimento emocional, a partir de um design experimental de pré e pós-teste. Participaram neste estudo 25 crianças que frequentam uma sala de pré – escolar, com idades compreendidas entre os cinco e os seis anos. Para além de um questionário de caraterização do contexto familiar, foram ainda utilizados os seguintes instrumentos: Escala de Avaliação do Conhecimento Emocional (EACE) traduzida e adaptada por Alves (2006) a partir da Assessment of Children’s Emotion Skills (ACES) de Schultz, Izard & Bear (2002), que permite obter uma nota total da Perceção Emocional Correta (PEC) e o Programa de Desenvolvimento do Conhecimento Emocional (PDCE) de Pereira & Soares (2011). Os resultados evidenciam uma evolução significativa entre o PEC inicial e o PEC pós-teste, em que os progressos mais significativos ocorrem nas dimensões comportamentos e situações emocionais e menos significativo na dimensão expressões faciais, pois nesta última dimensão os resultados são mais homogéneos entre os dois momentos. Também demonstram que o programa contribuiu para a melhoria do conhecimento emocional em ambos os géneros.