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- Caracterização do cDNA da NAD-MDH citosólica e da H+ ATPase Vacuolar no amadurecimento da anona (Annona cherimola Mill)Publication . Aguiar, José Roberto Câmara; Gouveia, Maria Manuela Câmara deA Annona cherimola é um fruto exótico, com um sabor agradável. Este fruto tem um elevado potencial comercial, mas apresenta um tempo médio de vida curto devido ao seu rápido amadurecimento. Por esta razão é necessário conhecer melhor o processo de amadurecimento deste fruto. Na Região Autónoma da Madeira a cultura da anoneira é muito importante em termos comerciais. O processo de amadurecimento leva a diversas modificações bioquímicas e fisiológicas. Existem várias enzimas e substâncias que integram este processo. Neste trabalho iremos estudar os genes das enzimas malato desidrogenase e H+ ATPase vacuolar que estão envolvidos no processo de amadurecimento dos frutos. Utilizando as técnicas de RACE e sequenciação foi possível determinar a sequência nucleotídica do cDNA destes genes. O cDNA da malato desidrogenase é composto por 1364 nucleótidos, contendo uma zona 5’ UTR com 84 nucleótidos, uma zona 3’ UTR com 284 nucleótidos e um sinal de poliadenilação com a sequência AATAAA. A ORF apresenta 996 nucleótidos, codificando uma proteína com 332 aminoácidos. Para a H+ ATPase vacuolar foi amplificado o cDNA da subunidade C do domínio V1. Esta apresenta 799 nucleótidos, dos quais 36 são da 5’ UTR, 266 da 3’ UTR e 498 da ORF. A ORF codifica uma proteína com 166 aminoácidos.
- Circuitos de alimentação para agrupamentos de antenasPublication . Agrela, Jenny Manuela Gouveia; Azevedo, Joaquim Amândio RodriguesEste trabalho teve como objectivo principal o estudo e desenvolvimento de agrupamentos planares que permitissem o controlo do diagrama de radiação. Para isso, foram construídos dois agrupamentos com diferentes configurações, constituídos por 64 antenas S-P (Shorted-Patch) para os 2,42 GHz, sendo necessário para tal a análise de diversas técnicas para a sua implementação. A alimentação dos agrupamentos foi realizada através da utilização de um conjunto de 9 combinadores/divisores de potência de 8:1 portas, onde a interligação destes com as antenas foi feita através de cabos coaxiais RG58. De modo a prever e a optimizar as características de radiação das antenas a serem utilizadas no agrupamento, assim como o dimensionamento das linhas de transmissão impressas, foi necessário encontrar um simulador adequado. Dentro dos simuladores existentes para a área em questão, analisou-se o MSTRIP, o Sonnet e o FEKO, uma vez que têm a característica de fornecerem uma versão gratuita. O desempenho destes foi avaliado através da construção de antenas impressas para a frequência dos 2,42 GHz. A medição dos parâmetros que caracterizam as antenas e os combinadores/divisores de potência foi efectuada utilizando-se um analisador vectorial de redes, sendo necessário para tal a ligação dos mesmos ao equipamento através de cabos coaxiais. Para isso, foi necessário garantir que estes fossem múltiplos de meio comprimento de onda para a frequência de operação desejada, de modo a que os valores medidos pelo equipamento fossem os mesmos que os encontrados na outra extremidade do cabo. Para a construção de combinadores/divisores de potência com elevada eficiência foi preciso efectuar uma análise aprofundada das linhas de transmissão impressas, nomeadamente nas descontinuidades mais utilizadas neste tipo de circuitos, como a junção – T, o degrau e a linha de transmissão com canto. Devido aos vários cálculos e considerações que devem ser tidos em conta nas linhas com descontinuidades, no âmbito deste projecto desenvolveram-se duas aplicações em Matlab, uma que permite o dimensionamento das linhas para uma determinada impedância característica e a segunda que apresenta as dimensões que estas devem ter na existência de uma descontinuidade. Ainda foi necessário analisar qual o melhor substrato a ser utilizado, FR4 ou Duroid, na construção dos combinadores. De entre os vários combinadores construídos escolheu-se o que apresenta um melhor desempenho na frequência de interesse. Este foi, ainda, comparado com um modelo comercial. Os agrupamentos foram construídos com o combinador escolhido, tendo-se implementado um agrupamento rectangular e um agrupamento circular concêntrico. As ligações entre as antenas e os combinadores foram realizadas com cabos coaxiais. A medição das principais características de radiação dos agrupamentos foi realizada de modo a avaliar o desempenho de cada um deles e consequentemente foram comparadas com duas antenas parabólicas e um agrupamento de antenas impressas implementadas em Duroid, no qual foram verificadas as vantagens da utilização dos agrupamentos planares construídos.
- Caracterização geomecânica e classificações RMR (Bieniawsky) e SMR (Romana) de maciços rochosos em taludes do FunchalPublication . Freitas, Sílvio Bruno Nóbrega; Rodrigues, Domingos; Tavares, AlexandreConhecer a natureza e as características geomorfológicas e geológicas, que potenciam situações de instabilidade, é um passo importante a fim de determinar as medidas de prevenção e de estabilização, que se podem adaptar a um determinado local. Várias situações de instabilidade, que não se compreendem numa observação expedita e que ocorrem nos taludes do Funchal, despertaram o interesse de realizar um trabalho profundo, centrado na avaliação dos processos de instabilidade do talude. Na caracterização dos maciços rochosos para obtenção do índice RMR (Bieniawsky), fez-se um levantamento das descontinuidades com caracterização espacial do preenchimento e rugosidade. A resistência dos maciços rochosos e avaliação da resistência à compressão uniaxial dos taludes foi conseguido através de vários ensaios in situ, utilizando o martelo de Schmidt. Identificaram-se os possíveis factores que podem estar na base da instabilidade do talude. Dos resultados que se obtiveram, destacam-se a geometria do talude, as propriedades geomecânicas, a distribuição das descontinuidades, a influência da vegetação e da água. Os resultados permitiram propor medidas de prevenção e estabilização do talude, conforme os resultados da classificação geomecânica SMR (Slope Mass Rating) de Romana. Por fim, estabeleceu-se a comparação dos diferentes resultados obtidos com resultados publicados, sobre o mesmo tipo de material para a Ilha da Madeira.
- Relatório de estágio realizado de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de GouveiaPublication . Freitas, Luís Miguel Vieira; Lopes, Hélder Manuel ArsénioEste relatório pretende documentar todo o processo de estágio pedagógico desenvolvido no ano lectivo de 2010/2011 na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia. O Núcleo de Estágio de Educação Física foi constituído por dois estagiários, uma orientadora da escola e um orientador da Universidade da Madeira. A nossa prática lectiva desenvolveu-se numa turma de 9º ano de escolaridade. Com a estrutura deste relatório pretendemos apresentar a análise das várias actividades desenvolvidas ao longo do ano lectivo, que se encontravam definidas nas linhas programáticas das actividades e avaliação do curso de Mestrado. O estágio constituiu-se como um processo global, no qual o trabalho desenvolvido contribuiu para crescimento e transformação dos docentes. Todo o processo inerente à sua concretização confirma, que só através das várias experiências e vivências, conseguimos adquirir competências que nos permitem estar melhor nas situações. Iniciamos este documento com uma breve introdução ao trabalho realizado, seguidamente da caracterização da entidade de acolhimento, procurando enquadrar o contexto em que estivemos a desenvolver o estágio. Desde a Prática Lectiva, passando pela Actividade de Intervenção na Comunidade Escolar, desenvolvendo as Actividades de Integração no Meio e Actividades de Natureza Científico – Pedagógicas Individual e Colectivas, demonstramos como cada uma destas partes influenciou o todo.
- Escola a tempo inteiro e formação docente: qual o contributo no desenvolvimento de competências das crianças em idade pré-escolar da Região Autónoma da Madeira (RAM)?Publication . Nunes, Maria do Carmo Fernandes Góis; Sousa, Jesus Maria Angélica FernandesA Educação Pré-escolar é um pilar fundamental no desenvolvimento de competências das crianças, sejam elas científicas, sociais ou pessoais. Neste contexto, surge a escola como entidade que pressupõe uma complexa organização, com responsabilidades educativas e sociais. Dentro desta linha de pensamento, foram criadas, na Região Autónoma da Madeira, as Escolas a Tempo Inteiro, numa tentativa de inovar o modelo de escola de primeiro ciclo até então existente, e com o objectivo responder às necessidades das famílias e combater as assimetrias sociais. Esta nova realidade pressupõe, por parte de toda a comunidade educativa e em particular dos docentes, uma adaptação pessoal e profissional. Assim, constitui objectivo principal deste estudo abordar a organização e o funcionamento da Educação Pré-escolar no contexto da Escola a Tempo Inteiro (ETI) na Região Autónoma da Madeira (RAM), bem como a formação inicial e contínua dos docentes que leccionam nessas escolas, por forma a reflectir sobre o contributo destes factores no desenvolvimento de competências dos alunos. O plano metodológico para a realização deste estudo passou por um enquadramento teórico, onde se procurou entender a problemática proposta, no âmbito da ETI, da formação docente e das competências a desenvolver na Educação Pré-escolar. Do ponto de vista metodológico, esta investigação foi desenvolvida numa metodologia qualitativa com características etnográficas e teve como objectivo compreender a perspectiva dos docentes em relação a esta temática. O estudo empírico centrou-se numa Escola a Tempo Inteiro do Concelho do Funchal, e foram utilizados como instrumento de recolha de dados oito entrevistas e observação participante numa sala de Educação Préescolar. Os resultados da investigação sugerem que a Escola a Tempo Inteiro propicia condições facilitadoras para o desenvolvimento de competências das crianças em idade Pré-escolar. Contudo, destacam a necessidade de se repensar o tempo excessivo que as crianças passam na escola. Quanto à formação docente - inicial e contínua - conclui-se que os docentes nem sempre sentem que as competências profissionais resultantes dessa formação revertem em saberes que se adequam às necessidades da ETI e das crianças da Educação Pré-escolar. Nesse sentido, sugerem um repensar das práticas a partir de uma reflexão conjunta dentro da própria escola.