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- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Freitas, Melissa Tatiana Nóbrega; Brazão, José Paulo GomesO presente relatório foi elaborado para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Como tal, a intervenção pedagógica foi desenvolvida no 3.º ano do 1.º Ciclo e no Pré-Escolar com crianças com uma faixa etária entre os quatro e os cinco anos e os oito e os dez anos, respetivamente. A organização do relatório assenta na divisão de cinco capítulos. O primeiro coloca ênfase na construção da identidade docente, na reflexão e na investigação, bem como na capacidade de liderança na docência. A qualidade na educação foi um elemento indispensável para este percurso, pelo que são expostas linhas orientadoras para o perfil do educador e do professor e para a articulação entre estas duas vertentes. O capítulo seguinte expõe as opções metodológicas utilizadas para a investigação-ação e o terceiro capítulo incide na intencionalidade pedagógica da intervenção, destacando-se a construção da aprendizagem pela própria criança. No que diz respeito aos dois últimos capítulos, é apresentada uma descrição e reflexão da intervenção efetuada nas duas valências, seguidas de uma reflexão final de cada um dos estágios e da resposta às questões delineadas para a investigação-ação. Para concluir, são tecidas as considerações finais que expõem o enriquecimento deste relatório para o desenvolvimento profissional.
- Relatório de estágio com vista à obtenção do grau de mestre em educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Fernandes, Maria Antonieta Rodrigues; Brazão, José Paulo GomesEste relatório representa todo o trajeto de estágio, a etapa final do Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). O estágio realizado nas duas valências, EPE e no 1º CEB, teve a duração máxima de 200 horas, em interação direta com as crianças. A intervenção pedagógica no Pré-Escolar (PE) foi realizada na sala da Pré dos 3/4 anos da Escola Básica com Pré-Escolar do Estreito da Calheta e no 1.º Ciclo na sala do 3.º 2 da Escola Básica com Pré-Escolar do Galeão. Este documento está dividido em quatro importantes capítulos. No primeiro capítulo, referente ao enquadramento teórico, faço menção aos pressupostos teóricos que fundamentaram toda a minha prática e que vão ao encontro das crenças e valores em que acredito e sustento que devem ser a base da promoção de aprendizagens significativas e de uma educação de qualidade. No segundo capítulo, explicito qual a metodologia da investigação utilizada. No terceiro e quarto capítulo deste relatório, apresento as questões da investigação-ação, a intervenção no estágio Pedagógico em Educação Pré – Escolar e no 1º CEB. No âmbito dos últimos capítulos, exponho a minha intervenção pedagógica em ambas as vertentes, apresentando uma descrição, avaliação e reflexão sobre as mesmas. Estes dois capítulos são ainda antecedidos de uma introdução e seguidos pelas considerações finais, onde está patente a importância deste estágio para o final da minha formação e o início do meu percurso profissional.
- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Viveiros, Rosária da Conceição Cardoso; Brazão, José Paulo GomesO presente relatório foi elaborado para obtenção do grau de mestre em educação préescolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Espelha uma panóplia de experiências vivenciadas no desenrolar da intervenção pedagógica, nas valências de Pré-Escolar e 1.º Ciclo, na EB1/PE da Pena e na EB1/PE do Galeão, respetivamente. Na sua essência, congrega pressupostos teóricos e metodológicos que, norteados por indagações e sucessivas reflexões, lutaram por um modo de fazer pedagogia participativa e democrática. Em momento algum, obstante aos direitos, à voz e à participação ativa e cooperativa das crianças no desenvolvimento de competências como a autonomia e o pensamento crítico. Assim, e salvaguardando uma quadriga em termos de estrutura, o corpus do trabalho alerta-nos inicialmente para a postura docente face à flexibilidade do currículo que, não fazendo economia da metodologia de investigação-ação, procurou orientar a praxis que aqui se apresenta. E porque as crianças constituíram o cerne de todo este percurso não deixou de as caraterizar, bem como a comunidade contextualizar. O seu desfecho conta com relatos de um trajeto formativo, próprios de uma identidade pessoal e profissional inacabada, em permanente edificação e com sede de novas aventuras…
- La femme et le plaisir: un parcours à travers quelques contes de Guy de Maupassant et de Fialho de AlmeidaPublication . Coelho, Leonor da Fonseca Martins; Martins, Maria de Lourdes Câncio
- FollowThem: aplicação móvel para monitorizar crianças e idososPublication . Gama, Mauro Diogo Rodrigues; Brito, Lina Maria Pestana Leão de; Peralta, Laura Margarita RodriguezCurrently, there is a growing interest in developing mobile applications in an attempt to overcome loneliness, especially on the senior age group. This interest also extends to children monitoring. In this context, a mobile application developed for the Android operating system, designated FollowThem, is presented. Besides the mobile application, two other components were developed: a caregiver area and an information area. This mobile application is designed to monitor and assist elderly and children, in order to allow them to feel safer, while simultaneously providing support to their caregivers. FollowThem has an intuitive interface and offers useful features to their users, such as detecting their geographical position, proximity and falls, among other features not less important, that will be described throughout the work. The main difference between FollowThem and other applications residing on the market of mobile applications is the meeting of various dispersed functionalities as well as the introduction of several innovative functionalities. This work is guided mostly to describe the mobile application since this is the main contribution of this work. Its most important functionalities are described. The following components are also presented: a caregiver area, which is designed to provide give support to caregivers; and an information area, which is designed to clarify in what the system consists.
- Liderança docente e indisciplina: estudo numa sala de ensino Pré-Escolar, inserida numa escola Básica do 1º Ciclo da RAMPublication . Caires, Paula Alexandra Pereira Rodrigues de; Mendonça, Alice Maria Justa FerreiraA presente investigação surge no âmbito do Mestrado em Administração Educacional e focaliza a relação entre duas grandes temáticas: a liderança docente e a indisciplina dos alunos, no ensino Pré-escolar. Através de uma revisão bibliográfica abordámos os conceitos de liderança, referenciando a origem e evolução das teorias e estilos de liderança, destacando a liderança em contexto escolar e mais precisamente a liderança na Educação de Infância, efectuando o respectivo enquadramento legislativo. Também abordámos as diversas concepções de indisciplina, enveredando por uma breve resenha histórica sobre a evolução das investigações sobre esta temática. Neste sentido, detectámos a existência de diferentes tipos de indisciplina, as formas desta se manifestar e ainda os eventuais modos de a debelar. Em seguida centrámos o nosso estudo no educador de infância e na indisciplina tentando determinar eventuais relações entre ambos. Tendo como objecto de estudo uma docente do ensino pré-escolar e a sua turma de vinte e quatro crianças, pretendemos investigar, mediante o recurso a um estudo de caso, as opiniões dos pais/EE, das crianças, e ainda do pessoal docente e não docente relativamente ao estilo de liderança desta docente, tentando determinar se este influencia (positiva ou negativamente) as situações de indisciplina dentro da sala de aula. Procuramos reflectir sobre a importância do professor se assumir como líder na sala de aula e identificámos as causas mais frequentes dos comportamentos de indisciplina. Aqui, destacámos os factores relacionados com as crianças e com a educadora que mais frequentemente proporcionam a indisciplina. De seguida verificámos o tipo de liderança da educadora tentando descortinar o modo como este influencia a indisciplina. Por fim apurámos as sugestões que nos foram apresentadas para prevenir/combater a indisciplina na sala de aula. Os resultados da investigação sugerem que os estilos de liderança adoptados pela docente são o democrático e o assertivo, os quais segundo os inquiridos não exercem qualquer influência com a indisciplina dos alunos. Contudo, destacam a importância e a necessidade da prevenção/combate da indisciplina em idade Pré-escolar.
- Qualidade de vida e maus-tratos do idoso na comunidadePublication . Fernandes, Eduarda Sofia Vieira; Rodrigues, Maria João BarreiraO presente estudo acerca dos maus-tratos e qualidade de vida no idoso tem como objectivos avaliar a influência do risco do abuso ou negligência na qualidade de vida dos idosos; avaliar o risco de abuso e/ou negligência e avaliar a qualidade de vida dos idosos no contexto comunitário. Optou-se pela investigação quantitativa do tipo descritiva-exploratória, de natureza transversal, a 48 indivíduos de ambos os géneros com 65 e mais anos, inscritos nos três Centros Sociais Municipais de Santana. O critério de exclusão de maior relevo foi a incapacidade cognitiva para responder oralmente às questões, para essa avaliação aplicou-se o Mini Mental State Examination (MMSE). A amostra foi do tipo não-probabilístico por conveniência à qual foram aplicados os seguintes instrumentos: o questionário sócio-demográfico; a versão portuguesa do WHOQOL-Bref (avalia a qualidade de vida); o H-S/EAST (identifica o risco de violência contra o idoso) e as perguntas de eliciação de abuso ou negligência a adultos idosos (determina as condições de vida dos adultos idosos). A maioria dos inquiridos são do género feminino (79,2%) e a idade média é de 73,86 anos com um desvio padrão de 5,9. A maioria são casados (homens: 70%; mulheres: 31,6%) ou viúvos (homens: 20%; mulheres: 52,6%). Relativamente à qualidade de vida, obteve-se a média mais elevada nas subescalas das relações sociais, psicológico, meio ambiente, geral e físico. Os valores dos resultados da avaliação do risco de abuso (H-S/EAST) indicaram alta prevalência de situações de risco potencial, risco de abuso directo e vulnerabilidade ao abuso. Quanto à eliciação do abuso ou negligência a adultos idosos obtiveram-se resultados que determinam que a maioria da amostra possui um ou mais indicadores de abuso (entre 0 a 6) sendo as formas mais frequentes o abuso emocional e a negligência, seguindo-se o abuso financeiro e o abuso físico. Concluiu-se que quanto maior o risco de maus-tratos menor a qualidade de vida do idoso.
- O impacto da autonomia financeira nos resultados operacionais das pequenas e médias empresas em Portugal: uma abordagem microeconométricaPublication . Filipe, Dionísio do Nascimento; Andini, Corrado
- Relatório de estágio de mestradoPublication . Silva, Tanya Zita Ribeiro da; Mendes, Guida Reis RodriguesO presente relatório de estágio resulta da intervenção pedagógica em contexto de educação pré-escolar e de 1º ciclo do ensino básico, no âmbito do 2º ciclo de estudos em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade da Madeira, e da necessidade de se organizar e transcrever todo o trabalho realizado durante este período para fins de obtenção do grau de mestre. O estágio pedagógico circunscreveu-se, portanto, numa primeira fase na valência pré-escolar na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré- Escolar da Pena na sala da Pré-A e numa segunda fase na valência do 1º ciclo do ensino básico na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré- Escolar do Galeão na turma do 4º 1. Nesta última o estágio foi compartilhado com uma colega do mesmo curso em regime alternado no que concerne às respetivas intervenções pedagógicas. No âmbito das intervenções realizadas em ambas as valências e tendo em conta o período de estágio decorrido nestes dois contextos, ou seja, aproximadamente 100 horas em cada um deles, e ainda o enfoque metodológico nas interações pontuais entre o grupo e nas aprendizagens através de projeto, os resultados obtidos e apresentados no presente relatório apontam, de uma forma geral, para uma ligeira evolução e estabilidade das crianças relativamente ao bem-estar emocional, à sua implicação nas tarefas diárias e ao seu desempenho perante novas situações e/ou experiências de aprendizagem.
- Técnicas de execução e dimensionamento de paredes moldadasPublication . Martins, José Miguel Perestrelo; Martins, João PauloNo presente trabalho pretende-se descrever as fases de execução e procedimentos para a construção de paredes moldadas em meios urbanos, fazendo referência aos maciços terrosos existentes na ilha da Madeira, bem como os trabalhos de prospeção e instrumentação. Como exemplos da utilização de paredes moldadas são descritas duas obras. Em Portugal continental refere-se a recuperação do palácio Sotto-Mayor onde se pretendeu construir um novo edifício com fins comerciais com vários níveis de cave em redor do palácio. O outro empreendimento exemplificado neste trabalho onde se utilizou esta técnica, foi a ampliação do porto de Roterdão na Holanda, onde se realizou um aterro de grandes dimensões que visa a construção de um novo cais para o acostamento de navios de transporte de contentores de grande porte. Com a necessidade de aproveitar ao máximo o solo, desenvolveram-se vários tipos de estruturas de contenção lateral de solos com diferentes processos de construção. Com o objetivo de comparar as várias técnicas, apresentam-se as principais vantagens associadas à utilização desta técnica em relação às outras estruturas de contenção periférica, nomeadamente paredes do tipo Berlim, cortinas de estacas prancha e cortinas de estacas moldadas. Para além disso, faz-se uma abordagem a algumas metodologias de cálculo apresentadas por diversos autores incluindo a metodologia de cálculo preconizada pelo Eurocódigo 7 fazendo-se referência às verificações de segurança para o estado limite último e para o estado limite de utilização a efetuar no dimensionamento e verificação de segurança referentes às paredes moldadas. Por fim com o objetivo de aplicar a filosofia de verificação de segurança referente aos estados limite do EC7 recorreu-se a diferentes programas comerciais, para a análise de um caso prático referente a uma obra localizada na zona urbana do Funchal, ilha da Madeira, onde se pretendeu realizar um edifício multifuncional com cinco caves, perfazendo uma profundidade máxima de escavação de quinze metros.