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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório foi elaborado para obtenção do grau de mestre em educação préescolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Espelha uma panóplia de experiências
vivenciadas no desenrolar da intervenção pedagógica, nas valências de Pré-Escolar e 1.º Ciclo, na EB1/PE da Pena e na EB1/PE do Galeão, respetivamente.
Na sua essência, congrega pressupostos teóricos e metodológicos que, norteados por
indagações e sucessivas reflexões, lutaram por um modo de fazer pedagogia participativa
e democrática. Em momento algum, obstante aos direitos, à voz e à participação ativa e
cooperativa das crianças no desenvolvimento de competências como a autonomia e o
pensamento crítico. Assim, e salvaguardando uma quadriga em termos de estrutura, o
corpus do trabalho alerta-nos inicialmente para a postura docente face à flexibilidade do currículo que, não fazendo economia da metodologia de investigação-ação, procurou
orientar a praxis que aqui se apresenta. E porque as crianças constituíram o cerne de todo este percurso não deixou de as caraterizar, bem como a comunidade contextualizar.
O seu desfecho conta com relatos de um trajeto formativo, próprios de uma identidade
pessoal e profissional inacabada, em permanente edificação e com sede de novas
aventuras…
Description
Keywords
Intervenção pedagógica Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Pedagogia participativa Indentidade Investigação-ação Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Centro de Ciências Sociais