Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MestradoRosáriaViveiros.pdf2.31 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório foi elaborado para obtenção do grau de mestre em educação préescolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Espelha uma panóplia de experiências vivenciadas no desenrolar da intervenção pedagógica, nas valências de Pré-Escolar e 1.º Ciclo, na EB1/PE da Pena e na EB1/PE do Galeão, respetivamente. Na sua essência, congrega pressupostos teóricos e metodológicos que, norteados por indagações e sucessivas reflexões, lutaram por um modo de fazer pedagogia participativa e democrática. Em momento algum, obstante aos direitos, à voz e à participação ativa e cooperativa das crianças no desenvolvimento de competências como a autonomia e o pensamento crítico. Assim, e salvaguardando uma quadriga em termos de estrutura, o corpus do trabalho alerta-nos inicialmente para a postura docente face à flexibilidade do currículo que, não fazendo economia da metodologia de investigação-ação, procurou orientar a praxis que aqui se apresenta. E porque as crianças constituíram o cerne de todo este percurso não deixou de as caraterizar, bem como a comunidade contextualizar. O seu desfecho conta com relatos de um trajeto formativo, próprios de uma identidade pessoal e profissional inacabada, em permanente edificação e com sede de novas aventuras…

Description

Keywords

Intervenção pedagógica Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Pedagogia participativa Indentidade Investigação-ação Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Centro de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License