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- À luz das palavras quase esquecidas: contributo para o estudo dos regionalismos na Ponta do SolPublication . Santos, Maria Florentina Silva; Nunes, Naídea NunesEste trabalho de investigação pretende ser um contributo para o estudo dos regionalismos utilizados no concelho da Ponta do Sol (ilha da Madeira). Para levar a cabo este projeto, selecionámos um conjunto de cento e sessenta palavras e, através da aplicação de um inquérito semasiológico, procuramos aferir a sua vitalidade, nomeadamente junto das novas gerações. Neste estudo abordamos alguns aspetos lexicais e semânticos do português falado na Madeira (ou dialeto madeirense), centrando-nos no(s) falar(es) da Ponta do Sol e / ou variedades locais. Evidenciamos ainda algumas diferenças no uso dos regionalismos estudados nas diversas localidades do concelho e damos conta da variação linguística por faixas etárias e por níveis de escolaridade. O estudo dos regionalismos levanta sempre muitas questões, nomeadamente a distinção entre linguagem regional e linguagem popular, pois, muitas vezes, a maior parte dos vocábulos que são considerados regionalismos são, na verdade, corruptelas ou variantes populares utilizadas em todo o país, sobretudo nos meios rurais, pelas camadas menos escolarizadas da população. Contudo, na prática, distingui-las não é uma tarefa fácil. Esse foi um dos nossos desafios. A sistematização de toda a informação lexical e semântica recolhida é feita através do glossário dos regionalismos estudados e mostra-nos bem a riqueza ou variedade dos mesmos, pois, se por um lado constatamos a conservação de palavras antigas, embora algumas estejam a cair em desuso junto das novas gerações, por outro lado encontramos vocábulos que têm vindo a ganhar novos significados, atestando a sua vitalidade.
- Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de CastroPublication . Marques, Dulce Luísa Carvalho; Gouveia, Élvio Rúbio QuintalO estágio pedagógico (EP) constitui uma etapa fundamental no processo de formação dos professores, pois é um momento de articulação entre a teoria e a intervenção prática em contexto real de ensino. O presente relatório tem como objetivos, fundamentar e refletir as opções metodológicas/pedagógicas tomadas e as experiências vivenciadas nas quatro áreas de intervenção expressas nas linhas programáticas do EP: a prática letiva, as atividades de integração do meio, as atividades de intervenção da comunidade escolar e as atividades de natureza científico-pedagógica. O EP decorreu na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro no ano letivo 2011/2012. A prática letiva compreendeu a gestão do processo ensino-aprendizagem em duas turmas do orientador da escola (3º ciclo e 11º/12º ano do curso profissional) e a assistência a aulas aos 3 estagiários do núcleo. As atividades de integração no meio, foram compostas pelas atividades no âmbito da direção de turma (caracterização da turma e estudo caso) que permitiram um estudo aprofundado sobre as turmas, e pela ação de extensão curricular que promoveu as inter-relações entre professores e encarregados de educação em torno da promoção de estilos de vida ativos, assim como os aspetos culturais da região. A atividade de intervenção na comunidade escolar, direcionada para toda a comunidade educativa, procurou sobretudo, criar um contexto favorecedor da prática de atividade física, combatendo assim os estilos de vida cada vez mais sedentários da nossa sociedade. As atividades de natureza científico-pedagógica procuraram o debate de ideias concretas sobre as metodologias de ensino dos jogos desportivos (ação coletiva) e na implementação de estratégias pedagógicas para a abordagem da dança em contexto escolar (ação individual). Dada a riqueza e intensidade das aprendizagens ocorridas ao longo das atividades pedagógicas neste EP, este configurou-se num dos momentos mais importantes para o nosso desenvolvimento profissional.