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- Anamorfoses e anamorfismos: da perceção à comunicação visualPublication . Vieira, Ricardo José Jorge; Gouveia, Gonçalo Nuno Ramos Ferreira de; Encarnação, Duarte Miguel Faria daA presente investigação foi utilizada como suporte ao desenvolvimento das práticas pedagógicas desempenhadas pelo Mestrando Estagiário e comporta como problemática central, no que se refere ao corpo da investigação científica, Anamorfoses e Anamorfismos: da perceção à perceção visual. Nesta investigação, pretendeu-se analisar e fundamentar a componente histórica que enquadra o aparecimento e desenvolvimento da anamorfose, analisando-a de um ponto de vista crítico seletivo, desde os primórdios da sua origem, seguindo as fontes encontradas, até aos trabalhos anamórficos nas práticas artísticas contemporâneas. A primeira parte da dissertação resulta da abordagem de um conjunto de artistas, em particular de Leonardo Da Vinci, Vexierbild Dérchd Schon, Hans Holbein e, nas práticas artísticas contemporâneas, Julian Beever, Felice Varine, Helly Houle, Kurt Wenner, Eduardo Kobra, François Abélanet. Numa segunda etapa, ensaia-se o desenvolvimento de uma reconceptualização do conceito Anamorfismo na investigação, sendo o mesmo utilizado de modo a dar a conhecer ao leitor a verdadeira natureza das criações neste âmbito. O Anamorfismo, foi consequentemente aplicado à poesia, à literatura, à pintura, à arquitetura, às artes do corpo e a outras realidades artísticas. Estas aplicações surgem da necessidade de se incentivar um fruidor perspicaz e capaz de descodificar, analisar, compreender e interagir com o meio envolvente através de uma prática simultaneamente consciente e inconsciente do Anamorfismo. A prática consciente é cumprida pelo fruidor conhecedor dos meandros do processo anamórfico, levando-o à descodificação do meio que o envolve de forma sistemática, informada e cultivada, enquanto a prática inconsciente fundamenta-se na intuição que convoca toda envolvência do Anamorfismo, efetuando um conjunto de leituras do objeto criado partindo da profusão de associações essencialmente automáticas, logo muito ricas de sugestões criativas. Posteriormente, numa etapa mais prática da investigação, passaremos à aplicabilidade destes conceitos no contexto da prática pedagógica inicial, onde procuraremos trabalhar com os alunos de um ponto de vista teórico e seguidamente introduzindo os conteúdos desta investigação num conjunto de várias atividades práticas.
- Avaliação e valorização de recursos agrícolas: avaliação nutricional e mineral de variedades tradicionais de batata-doce (Ipomoea batatas L.) provenientes da Madeira e AçoresPublication . Nunes, Nuno Miguel Velosa; Carvalho, Miguel Ângelo Almeida Pinheiro deEste trabalho foi desenvolvido com o intuito de avaliar nutricionalmente variedades agrícolas regionais madeirenses e açorianas de Ipomoea batatas L. (batata-doce). No total 18 amostras foram analisadas, entre as quais 11 são variedades provindas da Madeira e outras 7 provindas dos Açores. O maior objectivo deste estudo foi comparar a composição nutricional e mineral de um conjunto de variedades de batata-doce, valorizando assim os recursos agrícolas da Madeira e Açores. A caracterização nutricional e mineral dos rizomas, produzidos nestas regiões, proporcionou informação relevante para a valorização destes recursos. Sendo um rizoma tropical consumido habitualmente pela população e disponível todo o ano, torna essencial a sua avaliação. A análise laboratorial dos rizomas permitiu determinar um conjunto de características nutricionais. De um modo geral, os valores nutricionais médios detectados em rizomas de batata-doce destas duas regiões são de 93,64 g/100g de MS para o resíduo seco, 3,01 g/100g de MS para cinzas, 3,19 g/100g de MS para fibra (ADF), 1,21 g/100g de MS para gordura bruta, 3,20 g/100g de MS para proteína, 14,00 g/100g de MS para açúcares solúveis e 59,72 g/100g de MS para o amido. A análise mineral incluiu a determinação de fósforo, potássio, cálcio, magnésio, ferro, cobre, zinco, manganês e boro. Na variedade “De cenoura” (ISOP 1028), foi quantificado o nível de pro-vitamina A pela técnica de HPLC, que foi verificado ser 12,48 mg/100g em MS de β-caroteno. Os dados obtidos na análise nutricional foram usados para construir uma base de dados no NIRS (Near Infra-Red Spectroscopy) de modo a construir um modelo de previsão que possa predizer o valor nutritivo de um grande número de amostras em tempo reduzido, com um mínimo de impacto ambiental. Posteriormente, os dados obtidos através das análises nutricionais e minerais foram introduzidos no software estatístico SPSS 19.0 para determinar correlações e similaridades.
- Turismo de golfe: um segmento do mercado do turismo desportivoPublication . Faria, Ricardo Nuno Leixo; Soares, Jorge Alexandre Pereira; Rodrigues, Ricardo FabrícioTurismo e Desporto são elementos fundamentais da cultura dos nossos dias e mostram uma influência muito específica no comportamento das sociedades atuais. Um dos tipos de turismo desportivo é o turismo ativo. Este tem sido um dos pontos de transformação no contexto do turismo, uma vez que mais do que sítios diferentes ou oportunidades de descanso, as pessoas viajam cada vez mais à procura de novas experiências, novas vivências associadas a diversas práticas ativas. Dando corpo ao turismo desportivo ativo, a modalidade que melhor o tem caracterizado é o golfe. O golfe têm-se pautado como um dos principais produtos mais conhecidos a nível mundial, sobretudo se associado ao turismo. O presente estudo decorre de um trabalho de campo, realizado na Região Autónoma da Madeira, cujo propósito passa por aferir a existência de um mercado específico de turismo de golfe. Como instrumento de pesquisa, utilizou-se o inquérito por questionário, aplicado numa amostra de 240 turistas. A inquirição decorreu nos três campos de golfe existentes no destino. Os objetivos do estudo incidem na caracterização do perfil do turista de golfe, em enumerar as motivações do mesmo para visitar o destino, na medição do seu grau de fidelização para com o destino, em identificar os clusters representativos do perfil do turista de golfe e em avaliar a experiência dos golfistas no destino. Os resultados indicaram que de facto existe um mercado específico de turismo de golfe, isto porque 60% dos praticantes de golfe turístico que visitam o destino são motivados em primeiro lugar pela possibilidade de praticar golfe. Concluiu-se também que este segmento apresenta dois clusters associados, o turista de golfe e o turista de beleza natural & golfe. São apresentadas ainda algumas sugestões de procedimentos, ao nível das administrações como também a nível científico.